Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

COP Internacional apresenta tecnologias não letais para a Segurança Pública

O COP Internacional vai apresentar tecnologias não letais, além de diversas inovações para melhorar a eficácia e a segurança das operações policiais.

A próxima edição do Congresso de Operações Policiais – COP Internacional terá como destaque a apresentação de tecnologias não letais, além de diversas inovações para melhorar a eficácia e a segurança das operações policiais. O evento acontece de 25 e 27 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo.

João Sansone, idealizador e responsável pela organização do COP Internacional, destaca que à medida em que a segurança pública evolui para enfrentar os desafios contemporâneos, a adoção de tecnologias têm se mostrado uma estratégia eficaz para evitar confrontos diretos com oponentes e estes recursos desempenham um papel crucial na modernização das operações de policiamento.

“As tecnologias permitem que os operadores em campo lidem com as ameaças de forma mais segura. Quanto menor a exposição ao confronto direto, maior a chance de sucesso e a proteção tanto de agentes, como dos cidadãos”, afirma Sansone.   

 

Tecnologias aplicadas na inteligência policial

O uso de tecnologias está se tornando mais comum na área de inteligência policial, permitindo análise mais rápida e precisa de grandes conjuntos de dados para identificar padrões e tendências. Exemplo disso está na utilização da Inteligência Artificial para o reconhecimento facial, identificação de placas de veículos, centros de monitoramentos de cidades e no encontro de padrões de comportamento que sugiram atividades ilícitas ou fora dos padrões normais.

Quem visitar a feira também poderá conhecer o Condor Drop, drone operado remotamente capaz de transportar até 48 cargas. Para Lucas Carci Pitanga, Supervisor de Marketing da Condor Tecnologias Não Letais, fabricante do equipamento, o recurso oferece maior precisão e segurança nas operações utilizando diferentes estratégias operacionais.

“O Condor Drop permite a personalização dos disparos e rotas com precisão e, de acordo com o tipo de ocorrência, o agente pode definir a estratégia que melhor se adequa, seja ela lacrimogênea, fumígena colorida, pimenta ou agentes líquidos”, afirma.

A Condor fabrica produtos usados em missões de paz da ONU e promove a Doutrina do Uso Proporcional da Força, orientando agentes de segurança a considerar armas de fogo como última opção em situações de confronto. Além dos drones, a empresa também estará expondo a Ecobody, primeira granada de efeito moral biodegradável do Brasil. É um dispositivo feito em polímero natural de alta densidade e as Smart Grenades com EOT Eletrônico, uma linha de granadas inteligentes que combina explosivos com software avançado para controle personalizado nas operações.

“Nosso foco é o desenvolvimento de tecnologias não letais que auxiliem as forças de segurança em sua missão de manter a lei e a ordem enquanto preservam vidas”, complementa Lucas.

 

Câmeras corporais com áudio bi-direcional e tecnologias não-letais

A americana Axon é uma das expositoras que levará para o COP tecnologias não letais. Com 30 anos de experiência, a empresa é fornecedora das câmeras corporais utilizadas pela  Polícia Militar de São Paulo, que tem por objetivo garantir o registro das ocorrências atendidas e permitir o contato direto do policial em campo com o COPOM.

O COP Internacional vai apresentar tecnologias não letais, além de diversas inovações para melhorar a eficácia e a segurança das operações policiais.

Para Arthur Bernardes, Senior Account Manager Brasil da Axon, uma das vantagens desta tecnologia é a possibilidade de falar diretamente com a base sem a necessidade de uso de rádio.

“As câmeras Axon Body 4 já vem com áudio bi-direcional, que garantem uma integração muito maior entre  os agentes de campo e o comando facilitando, por exemplo, o pedido de reforços quando necessário, ou mesmo o repasse de instruções para o policial”, afirma Arthur.

Outro recurso que será apresentado pela Axon é o Taser 4, uma nova geração de arma de incapacitação neuromuscular temporária que realiza um disparo de descarga elétrica no alvo, evitando que o opositor possa realizar um disparo de arma de fogo ou qualquer outra conduta mais agressiva. 

Os interessados em conhecer as novas tecnologias podem visitar o evento que é gratuito e aberto ao público maior de 18 anos. As inscrições podem ser realizadas através do site www.copinternacional.com.

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Compartilhe este artigo

Veja também