Os eVTOLS, os veículos elétricos de decolagem e pouso verticais, mais conhecidos como “carros voadores”, podem realizar muitas tarefas além do transporte de passageiros. Essas possibilidades foram destacadas no 1º Fórum eVTOL – Desafios e Oportunidades, encontro organizado pela MundoGEO, e que aconteceu no dia 10 de maio, paralelamente aos eventos DroneShow, MundoGEO Connect e SpaceBR Show.
Por mais que os eVTOLs estejam sendo disseminados como uma nova forma de táxi-aéreo, inclusive com os fabricantes se concentrando principalmente nesse mercado, já vislumbram-se outras aplicações com essas aeronaves que prometem revolucionar o transporte aéreo. A expectativa é que nos próximos anos elas comecem a operar comercialmente, inclusive no Brasil.
Uma das indústrias que mais devem se beneficiar dessa tecnologia é a de Logística. Há diversos fabricantes que estão desenvolvendo eVTOLs para atender esse mercado, especialmente porque são capazes de transportar cargas pesadas de forma rápida. Hoje há protótipos de modelos que podem carregar até 500 kg, o que abre um leque de oportunidades para esse setor, seja em ambientes urbanos ou rurais.
Uso militar dos veículos elétricos de decolagem
Os veículos elétricos de decolagem (eVTOLs) também serão vistos voando sob a responsabilidade de forças de segurança, ajudando as polícias a partir do céu e atuando em missões críticas que seriam arriscadas ou mesmo impossíveis com helicópteros convencionais, como acessar áreas contaminadas por agentes nucleares, químicos ou bacteriológicos. Sem contar que ainda podem servir como suporte para missões de busca e resgate em locais de acesso restrito por terra, e até no combate a incêndios em cidades e florestas. E essas aplicações só existem porque muitos equipamentos estão sendo desenvolvidos para serem autônomos ou pilotados remotamente.
Participaram dos debates do 1º Fórum eVTOL – Desafios e Oportunidades diversos fabricantes, fornecedores de tecnologia e infraestrutura e futuros operadores, participarão especialistas e representantes de autoridades aeronáuticas brasileiras, como Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Todos os debates terão tradução simultânea em português e inglês.
“Este Fórum sobre eVTOL foi criado como evento paralelo à DroneShow com o objetivo de reunir a comunidade para discutir os conceitos de Mobilidade Aérea Avançada, pois em muito breve teremos drones, ‘carros voadores’ e helicópteros usando o mesmo espaço aéreo”, comenta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.