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Estudo reforça experiência digital no setor financeiro

De acordo com o estudo sobre experiência digital, a segurança aparece como fator decisivo para 67,69% dos usuários na escolha de instituições financeiras.

A idwall lançou uma nova edição do Estudo de Experiência Digital com foco na evolução da bancarização no Brasil e no protagonismo dos bancos digitais em 2025. Os dados revelam um cenário de inclusão financeira avançada e consolidação da jornada digital como prioridade no setor financeiro.

O levantamento, realizado com 4.421 participantes, mostra que o país atingiu a marca de 93,98% da população bancarizada, com uma média de 6,38 contas por pessoa — um crescimento impulsionado pela popularização do Pix e pela expansão dos serviços financeiros digitais. O Brasil é hoje o segundo maior país em pagamentos instantâneos: o Pix supera todos os outros meios de pagamento combinados, consolidando-se como a principal escolha dos brasileiros. No primeiro semestre de 2024, foram realizadas 29 bilhões de transações via Pix — um aumento de 61% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a FEBRABAN. Essas operações superaram a soma de todas as transações de outros meios de pagamento, que totalizaram 24,2 bilhões no mesmo intervalo. Segundo projeção da EBANX, o Pix Automático, com lançamento previsto para junho de 2025, ampliará ainda mais o uso do método. Estima-se que, em dois anos, US$ 30 bilhões sejam movimentados no e-commerce.

Paralelamente, o Open Finance também avança: já são mais de 60 milhões de consentimentos, com 31,06% da população bancarizada aderindo ao sistema. O consentimento progressivo do compartilhamento de dados reflete o crescente interesse dos consumidores por mais agilidade, conveniência e serviços personalizados. Além disso, o ecossistema tem potencial para impulsionar a inovação no setor financeiro e possibilitar o surgimento de novos modelos de negócio.

 

Segurança decide escolha do banco

O estudo analisou 21 instituições financeiras (sendo 11 digitais e 10 tradicionais) e revela que os bancos digitais continuam sua trajetória ascendente: 87% dos entrevistados já possuem conta nesse tipo de instituição, sendo que 42,5% utilizam exclusivamente bancos digitais  — o maior percentual já registrado. Embora os bancos tradicionais ainda mantenham a liderança como conta principal para 51,35% dos brasileiros, a tendência de migração para os digitais é clara e deve se consolidar nos próximos anos.

A segurança aparece como fator decisivo para 67,69% dos usuários na escolha de instituições financeiras, reflexo de um cenário onde 90,5% dos entrevistados consideram o celular como o dispositivo mais seguro para transações bancárias.

Essa percepção está diretamente ligada ao uso em ambientes considerados protegidos, como a própria residência — apontada por 68,51% dos respondentes como o local mais seguro para acessar suas contas. Em um país onde crimes como assaltos e furtos ainda são uma preocupação relevante, realizar operações bancárias de casa, por meio do celular, alia conveniência e sensação de segurança. Não por acaso, 79% das transações financeiras no Brasil já são realizadas por canais digitais, consolidando o avanço da transformação digital no setor bancário. A confiança no dispositivo móvel também é reforçada pela integração de soluções tecnológicas de segurança, como autenticação biométrica e criptografia de ponta, o que torna o celular não apenas prático, mas também altamente seguro para o dia a dia financeiro.

O lançamento do estudo completo sobre experiência digital no setor de Bancos acontecerá durante o idsummit 2025, dia 29 de maio, na Casa Giardini, em São Paulo.

Com o tema “Trust for a future”, o evento chega à sua 7ª edição reunindo lideranças e especialistas para discutir como a confiança é o elemento-chave para impulsionar inovação, segurança e crescimento sustentável no ecossistema digital. Além disso, os participantes conhecerão os vencedores do Ranking de Experiência Digital.

 

 

Serviço:

ID Summit

Data: 29 de maio

Onde: Casa Giardini, São Paulo.

Faça a pré-inscrição no evento

 

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Eduardo Boni Pontes

Diretor de Conteúdo

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