Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Proteção contra incêndio ganha destaque na Intelbras

Soluções de detecção e prevenção de incêndio são resultado de desenvolvimentos internos, após a aquisição da Engesul em 2013.

A Intelbras apresentou nesta quinta-feira (26/8) uma linha de centrais para detecção e prevenção de incêndio, voltada aos segmentos de condomínios, residências e empresas.  As soluções são resultado de desenvolvimento interno, após a aquisição da Engesul em 2013, complementando o portifólio de CFTV, interfonia e controle de acesso, explicou Paulo Daniel Correa, diretor de Controle de Acesso da empresa.

A empresa desenvolveu com a associação ABIPCI (Associação Brasileira das Indústrias de Prevenção e Combate a Incêndio), um programa de certificação nacional para seus produtos e soluções tecnológicas de prevenção de incêndio. A ação, que é primeira no Brasil já que todas as outras certificações disponíveis são internacionais, visa elevar a segurança dos equipamentos e fixar a responsabilidade da Intelbras como fabricante, demonstrando a evolução da linha de produtos de prevenção de incêndio da companhia e validando definitivamente a sua qualidade.

A certificação nacional é recente: apenas em 2021 teve início o processo de acreditação estruturado que possa validar de forma voluntária os fabricantes nacionais que se preocupam com a qualidade das suas soluções e querem passar essa segurança para seus clientes. Essa realidade se tornou possível e vem sendo coordenada por um grupo de fabricantes nacionais, no qual fazem parte da ABIPCI, e que tem como maior interesse o desenvolvimento de um processo estruturado de certificação de produto, podendo atestar que a sua solução tem o selo de conformidade da certificadora acreditada pelo INMETRO e que o produto ofertado atende os requisitos normativos no mercado brasileiro conforme a ABNT NBR 7240.

A certificação de produtos de combate a incêndio é um mecanismo crucial de avaliação da conformidade, com base em normas nacionais, internacionais e regulamentos técnicos. O processo consiste em uma avaliação que garante

Paulo Daniel Correa - Diretor de unidade de negócio da Intelbras - SECURITY BUSINESS
Paulo Daniel Correa, diretor de Controle de Acesso da Intelbras

que os equipamentos atendem a todos os requisitos das normas aplicáveis e ensaios laboratoriais. A Intelbras possui inovação em seu DNA, portanto nada mais natural recebermos a primeira certificação totalmente brasileira para produtos de combate a incêndio. A ação é muito significativa e importante, já que eleva a qualidade e segurança dessas soluções, beneficiando o mercado e consumidores”, afirma Paulo Daniel Correa.

Geralmente o mercado só procura certificações se existir obrigatoriedade, portanto a iniciativa voluntária da Intelbras é pioneira e importante. A ação demostra os valores da empresa e o seu comprometimento com a segurança. Além dos produtos de combate a incêndio da Intelbras serem os únicos com certificação nacional, eles são os primeiros no Brasil a ter total conformidade com a ABNT NBR 7240-2”, comenta Vladson Athayde, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da GTM.

 

Intelbras avança com o 5G

Nesta semana a Intelbras (B3: INTB3) também comunicou o mercado que assinou um acordo de colaboração com a Qualcomm Technologies e a Qualcomm Technologies International, “visando o desenvolvimento e produção do 5G Customer Premise Equipment (CPE), utilizando a plataforma Qualcomm® 5G Fixed Wireless Access (FWA) de 2ª geração, com o sistema Snapdragon® X62 5G Modem-RF e soluções de Wi-Fi 6 e 6E da Qualcomm®”.

A iniciativa visa suprir a demanda de operadoras e provedores de internet no Brasil em um momento importante em que a iminência do leilão das frequências para o 5G aumenta a necessidade de desenvolvimento do ecossistema de dispositivos 5G e Wi-Fi 6 no País.

Com o acordo plurianual, a Intelbras deverá ser a primeira empresa brasileira a avançar em direção ao desenvolvimento local de soluções baseadas no SDX 62 e, também, à integração na cadeia mundial de produção do 5G.

“A Intelbras, com as soluções da Qualcomm, produzirá soluções 5G FWA, que fornecerão conectividade de alta qualidade, velocidade e latência semelhantes à fibra óptica, sem a necessidade de cabeamento e instalação na última milha (last mile). Este projeto estimula o desenvolvimento no Brasil de tecnologias avançadas para fomentar a implementação do 5G no país e reforça o posicionamento de liderança da Intelbras no processo de redução da exclusão digital em território nacional”, conclui a nota oficial.

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Canal de notícias e negócios especializado em Segurança Eletrônica e Segurança da Informação.

Compartilhe este artigo

Veja também