Durante a live “Impactos da Inteligência Artificial na Segurança Eletrônica”, promovida pela Security Business no dia 14 de dezembro, José Netto, Country Manager da Eagle Eye Networks, destacou a tecnologia como disruptiva e capaz de modificar a forma como a segurança eletrônica é realizada atualmente.
A live abordou temas atuais para o mercado de segurança, nos quais a IA se tornou essencial.
“Atualmente, dentro do mercado de segurança eletrônica, uma tendência são os algoritmos de Inteligência Artificial baseados em comportamentos, Smart Tag, na qual a IA nomeia situações de acordo com deep learning. A Eagle Eye aposta na Smart Search, que permite fazer buscas inteligentes com base em características físicas”, afirmou.
O executivo destacou que um dos maiores desafios, hoje em dia, é educar o mercado de segurança para oferecer o cliente uma solução atrativa, com o melhor custo benefício.
“Estamos num momento especial por conta da transformação digital e a adoção de nuvem. São movimentos parecidos com as mudanças que ocorreram com a chegada do IP e da inteligência embarcada nas câmeras. É empolgante mostrar essas possibilidades que a IA traz para os nossos clientes no segmento de Cloud”.
Outro aspecto abordado foi a economia que pode ser gerada com a adoção da Inteligência Artificial, uma vez que ela pode ser aplicada dentro de uma infraestrutura compartilhada.
“Uma plataforma aberta como a nossa pode oferecer exatamente o que o cliente necessita, sem exageros, mas também garantindo a segurança na medida certa. Rodar soluções em plataformas com nuvem oferece uma flexibilidade muito alta e atraente para o cliente final em termos de custos”.
De acordo com o executivo, a Inteligência Artificial vai definitivamente mudar o mercado profissional e passar para um estágio onde o gestor de segurança passará a focar no processo em si, e não mais nas atividades que determinada solução exige para que ele tenha resultados.
“O gestor passará a ser um tomador de decisões, que utilizará como base as informações que a ferramenta de Inteligência Artificial indicar quando uma anormalidade acontecer. Será uma mudança radical no processo que temos hoje”, finalizou.