O tamanho do mercado global de sistemas de contagem de pessoas deve atingir US$ 2,65 bilhões até 2030, ampliando seu crescimento em 12,2% até 2030, de acordo com os relatórios recentes da Grand View Research, Inc.
O crescimento significativo do mercado está atrelado às preocupações de segurança pública. Os desenvolvimentos técnicos em andamento no setor de varejo impulsionarão ainda mais o mercado. Os pesquisadores descobriram que, em abril de 2021, a Retailnext Inc. fez parceria com a Raydiant. Ambas as empresas visaram eliminar o monitoramento manual do processo de ocupação da loja, liberando funcionários e melhorando a experiência do cliente, automatizando processos e exibindo os níveis de ocupação atuais na tela do local.
Vários métodos de contagem usando combinações de hardware e software, como sistemas baseados em vídeo e sensores, fornecem medição de tráfego em tempo real, algo útil para indústrias de uso final. Os varejistas estão adotando contadores de pessoas automatizados devido ao rápido desenvolvimento do setor e à adoção de tecnologias digitais. Sistemas adaptados para aplicações de Varejo foram produzidos por várias empresas para fornecer aos varejistas análises de comportamento aprimoradas. Entre elas está a ST Microelectronics, que anunciou uma nova parceria com a Schneider Electric para desenvolver um protótipo de sensor IoT. Está solução visa compreender os níveis de uso e ocupação de locais para permitir novas soluções de gerenciamento de pessoas e melhorias de eficiência.
Além disso, a crescente demanda por monitoramento de ocupação, análise de comportamento do cliente e contagem de visitantes, juntamente com o volume de produção e a demanda, deve impulsionar o crescimento da indústria no período previsto. No setor de Transportes, como aeroportos, estações de metrô e outras instalações de trânsito, os sistemas de contagem de passageiros estão sendo utilizados para fortalecer a segurança dos passageiros e controlar o tráfego de entrada durante os horários de pico, acomodando um número real de pessoas com base na disponibilidade de assentos.
Alguns dos principais indicadores de retirada deste último relatório de pesquisa incluem:
- O segmento bidirecional liderou o mercado em 2021 devido aos benefícios desses sistemas, tais como medir com mais precisão as taxas de conversão e monitorar os efeitos de variáveis como hora do dia, movimentação da loja e quantidade de vendedores e caixas na loja detectando quantos clientes estão entrando e saindo em um determinado momento.
- O segmento de hardware foi responsável pela maior participação na receita em 2021. A capacidade de coletar os dados mais precisos necessários para fornecer contagem real de visitantes desempenha um papel crucial na expansão do mercado de soluções de hardware.
- A expectativa é que o segmento de câmeras fixas registre o crescimento mais rápido durante o período de previsão devido à capacidade dessas câmeras de contar e registrar com precisão quantas pessoas entram na zona de contagem.
- Espera-se que o segmento baseado em vídeo registre um crescimento de 13,0% durante o período de previsão. Esse crescimento pode ser atribuído à crescente necessidade de precisão, pois essa tecnologia pode fornecer uma contagem relativamente exata de visitantes.
- Esses sistemas podem ser conectados a sistemas analíticos complexos que ajudam os usuários finais com análises na loja, rastreamento de pedidos e medição do tempo de permanência.
A previsão é que o segmento de Varejo, supermercados e shopping centers cresça mais rápido durante o período do estudo. A área Ásia-Pacífico será a região de crescimento mais rápido no período de 2022 a 2030 devido à presença de infraestruturas, como aeroportos, rodoviárias e ferroviárias, além de novos projetos emergentes.
Companhias como Quanergy, Axis Communications, Hikvision, Retailnext Inc e Teledyne Flir são algumas das empresas apontadas no relatório como os principais players neste campo.