NETSCOUT usa Inteligência Artificial e eleva qualidade de dados

A NETSCOUT apresenta a plataforma Omnis AI Insights, que alimenta iniciativas de Inteligência artificial para operações de TI com mais segurança.

A NETSCOUT apresenta o Omnis AI Insights, plataforma de dados curados de rede e de alta fidelidade que alimenta iniciativas de Inteligência artificial para operações de TI (AIOps), além de fortalecer a postura de segurança das organizações.

A solução converte tráfego complexo em metadados ricos, gerados por análise profunda de pacotes, entregando um conjunto de dados integrável a data lakes e plataformas de analytics, fornecendo contexto operacional e de negócio em tempo real para acelerar a detecção, investigação e resolução de incidentes.

Atualmente, organizações enfrentam ambientes muito mais dinâmicos, microserviços, containers e múltiplas nuvens, que tornam obsoletas as abordagens tradicionais baseadas em dashboards estáticos e alertas por thresholds (valor predefinido que determina um limite para o desempenho de um sistema). O Omnis AI Insights resolve essa lacuna ao oferecer feeds e metadados limpos que eliminam duplicidade e incompletude, permitindo modelos de IA mais precisos, priorização de incidentes por impacto no negócio e redução de falsos positivos. A plataforma também facilita respostas proativas a ameaças, melhor rastreamento de ativos, migrações para a nuvem baseadas em dados e observabilidade aprimorada em ambientes SaaS e UCaaS.

“À medida que volumes, velocidade e variedade de dados crescem, o custo do tempo perdido com análises cresce junto. A resiliência agora depende de detectar problemas rapidamente e identificar quais deles terão impacto significativo nos negócios. As equipes de TI precisam enxergar e explorar de maneira diferente hoje, e há uma demanda por uma interface voltada à próxima geração de líderes. Em ambientes onde as respostas são esperadas instantaneamente e em linguagem natural, a maioria usa IA em suas vidas pessoais e profissionais todos os dias. Essa nova geração de inovadores não gastará tempo vasculhando dashboards, tentando conectar todos os pontos sobre “verdades” parciais. Seu papel se tornará o de cérebro, buscador de fatos e consciência das descobertas geradas por IA, validando, interpretando e transformando em respostas conclusivas e ações efetivas”, afirma Geraldo Guazzelli, diretor geral da NETSCOUT no Brasil.

A visão de futuro proposta integra interfaces conversacionais orientadas por Inteligência Artificial, consultas em linguagem natural e insights automatizados que conectam telemetria técnica, operacional e financeira. Ao combinar interoperabilidade com parceiros tecnológicos, exportação em formatos padrão e consumo direto por plataformas de terceiros, Omnis AI Insights reduz otime to value e posiciona a NETSCOUT como provedor da camada de dados que torna a inteligência em tempo real uma vantagem estratégica.

 

Dados rápidos sobre adoção e desafios de IA nas organizações

  • 97% das organizações planejam investir em IA Generativa (GenAI); 
  • 69% têm dificuldade em acessar os dados necessários para programas de IA; 
  • 40% relatam resultados de IA imprecisos por causa dos dados de entrada; 
  • 30% dos dados de observabilidade são capturados em duplicidade. 

 

Problema de mercado e oportunidade

Ferramentas tradicionais de monitoramento e dashboards foram projetadas antes da era de IA e ML e, na prática, funcionam com dados fragmentados, alertas em excesso e pouco contexto de negócio. A nova realidade de microserviços, containers e ambientes multicloud exige uma interface diferente: busca e análise em linguagem natural, respostas acionáveis em tempo real e priorização alinhada ao impacto empresarial.

“Organizações que adotarem plataformas de observabilidade orientadas por IA estarão mais bem preparadas para tomar decisões em segundos, não em horas”, completa Guazzelli.

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Diretor de Conteúdo

Fale com a Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

NEWSLETTER