Um dos aspectos mais importantes para o mercado de VMS é o streaming de vídeo. Com os avanços nas tecnologias e computação em nuvem, contar com um software de segurança flexível para monitoramento de vídeo tornou-se fundamental.
Os usuários finais estão procurando soluções de vídeo mais inteligentes que os ajudem a usar os dados de vídeo para análises mais avançadas de forma eficaz. Nesse sentido, as soluções inteligentes de streaming, baseadas na combinação da plataforma de streaming de vídeo e VMS, oferecem um formato de integração para captura de dados de vídeo, como conteúdo de vídeo, recuperação de vídeo e reprodução de vídeo.
De acordo com um novo relatório da Marketsandmarkets, o mercado global de VMS (sistemas de gerenciamento de vídeo) deve saltar de US$ 10,9 bilhões em 2022 para US$ 31,0 bilhões em 2027, em um crescimento de 23,1% durante o período de previsão.
Melhor crescimento em streaming inteligente
O estudo da Marketsandmarkets mostra o streaming inteligente como o processo de detectar as condições da rede de vídeo e ajustar automaticamente as propriedades de um vídeo para melhorar a qualidade do sistema VMS. No streaming de vídeo, os usuários finais não precisam baixar o vídeo; eles podem visualizá-lo on-line no navegador da Web ou no aplicativo móvel. Diversas empresas estão oferecendo diversos recursos nas soluções de streaming inteligente, como gravação de vídeo, web board, tela de layout, videowall, descoberta automática, failover e redundância, multi-streaming, visualização de vídeo ao vivo e gravado, visualização em tempo real e acesso rápido a vídeos ao vivo e gravados. Os recursos avançados incluem ainda a funcionalidade de zoom em um vídeo ao vivo e gravado, um navegador de objetos e uma linha do tempo gráfica.
Segmento de Varejo deve crescer em alta
Na indústria de Varejo, o sistema de vigilância por vídeo está se mostrando muito útil. A missão do Varejo é aumentar a retenção de clientes fornecendo serviços de alta qualidade. Nessa vertical estão inclusos shopping centers, pequenas lojas de varejo e complexos comerciais que operam em áreas de alto tráfego. Os clientes estão sempre presentes nos centros comerciais, e a videovigilância é um componente crítico nesse setor, onde o risco de roubos e fraudes é extremamente elevado. Entre os tipos mais comuns de golpes estão roubo de funcionários e clientes, mercadorias perdidas e furtos em lojas. O software de vigilância por vídeo não apenas oferece um ambiente seguro para clientes e funcionários, mas também auxilia as partes interessadas na integração de seus sistemas POS e ATM com a plataforma VMS para alcançar níveis mais altos de qualidade no processo de negócios. Para gerenciar lojas geograficamente distribuídas, o setor pode adotar soluções VMS baseadas em nuvem.
EUA e Canadá dominam o mercado
A América do Norte – especificamente EUA e Canadá.- lidera o mercado global quando se fala em fornecedores de segurança e ocorrência de violações de segurança – e isso se reflete no mercado global de software de gerenciamento de vídeo. As crescentes preocupações com a proteção de infraestruturas críticas e fronteiras nacionais aumentaram a intervenção governamental nos últimos anos, destinando grandes orçamentos para esses segmentos.
A proteção da infraestrutura crítica é o desafio econômico e de segurança nacional mais sério para os governos de ambos os países. Por isso, governos e agências de aplicação da lei nos EUA e Canadá estão tomando iniciativas para fortalecer sua infraestrutura de segurança e trabalhando continuamente com agências para prevenir o extremismo violento e combater incidentes relacionados ao terrorismo em seus respectivos países.
Os principais fornecedores no mercado de sistemas de gerenciamento de vídeo e mencionados pelos analistas são: Bosch, Hanwha Techwin, Honeywell, Schneider, Axis Communications, Johnson Conrols, Hikvision, Netapp, Dahua, Kedacom, Verint, Mindtree, Axxonsoft, Avigilon, Panasonic I-Pro Sensing Solutions, Panopto, Eagle Eye, Rhombus, Sighthound, Camcloud, Pelco, Genetec, Verkada, Milestone Systems, Identiy, March Networks, Indigovision, Qognify, Senstar, Exacq e American Dynamics, entre outros.