A Huawei, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e parceiros locais, anunciou que promoverá a inovação e a aplicação da tecnologia de IA (inteligência artificial) na Agricultura da América Latina. O anúncio foi realizado durante a mesa redonda Agricultura Inteligente no MWC Barcelona 2024.
Em julho de 2023, a ONUDI e a Huawei, juntamente com outras empresas internacionais, estabeleceram a Aliança Global para Inteligência Artificial na Indústria e na Manufatura. Esta aliança visa fomentar a colaboração global, compartilhar conhecimentos e reconhecer a IA como uma plataforma de melhores práticas industriais.
Farrukh Alimdjanov, diretor de Desenvolvimento Industrial da ONUDI, acredita que o mundo está testemunhando a união da conectividade móvel e da inovação industrial.
“O 5G, combinado com a IA e a computação em nuvem, cria muito valor para setores como a indústria e a agricultura, resultando em significativas melhorias na eficiência e na qualidade do trabalho e uma grande melhoria na segurança das áreas. A aplicação da IA na agricultura tem um grande potencial para enfrentar eficazmente desafios como a baixa produtividade e a diminuição da força de trabalho”, afirmou.
Vinicius Caram, superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ressaltou que a integração entre TI e agricultura permitirá que o setor entre rapidamente na era digital.
“A inteligência artificial terá um papel decisivo no futuro da produção agrícola no Brasil, mas esse desenvolvimento requer a inovação sinérgica de diferentes setores e a combinação de tecnologias emergentes (internet das coisas (IoT), IA e computação em nuvem)”.
Para Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei para a América Latina e Caribe, a conectividade é o primeiro passo para alcançar a transformação digital e a atualização do setor agrícola. Segundo ele, a nova geração de tecnologias digitais representadas pela IoT, pela computação em nuvem e pela inteligência artificial estão acelerando a sua implementação e convergência, permitindo a transformação digital de diversos setores.
“A Huawei, juntamente com os seus parceiros, acumulou uma vasta experiência em aplicações industriais e está ansiosa por trabalhar com a ONUDI e parceiros latino-americanos para levar para o setor agrícola estas experiências bem-sucedidas de transformação digital”.