Pesquisar

Reconhecimento facial como tecnologia para pagamentos

pagamento para pagamento

Imagine usar o reconhecimento facial como tecnologia de pagamentos? É isso o que Drogaria Iguatemi está oferecendo aos clientes em conjunto com a startup Payface.

A novidade é uma parceria com a Cielo e está presente – a princípio por primeiro por 30 dias – na loja do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Depois, devem ser incluídas as três outras lojas na capital paulista e na filial de Curitiba.

Para o procedimento, o consumidor faz o cadastro prévio de seu rosto e de seu cartão de crédito no aplicativo da Payface. Ao fazer uma compra na loja, ele pode realizar a transação sem precisar de carteira ou celular e sem encostar no aparelho de leitura. 

O rosto é registrado em movimento e não pode ser fraudado com fotos dos usuários. A tecnologia permite que o cliente seja reconhecido mesmo usando máscara. 

“Vamos ser inovadores ao lançar o pagamento facial e incluir essa novidade para nossos clientes em primeira mão, usando cada vez mais tecnologia em nossas lojas”, afirma Leonardo Diniz, CEO da Drogaria Iguatemi. 

A Payface é uma das startups mais promissoras no segmento de biometria facial. Fundada em 2018, em Florianópolis, por Eládio Isoppo e Ricardo Fritsche, a empresa captou o ano passado captou R$ 3 milhões em rodada seed liderada pela empresa BRQ Digital Solutions, o fundo Next A&M e a aceleradora Darwin Startups.

Também participaram grupos apoiados pela Harvard Angels e Nikkey Empreendedores do Brasil (NEB), além de investidores individuais, como Conrado Engel, ex-presidente do HSBC no Brasil.

 

Tecnologia de reconhecimento facial em alta

O mercado de identificação, ou biometria, é dos mais movimentados, devendo chegar a R$ 1 bilhão até o final do ano, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid).

Um dos segmentos mais promissores para esse tipo de tecnologia é o de bancos e fintechs, que usam o reconhecimento do rosto como uma forma de evitar fraudes. Outros são o varejo e o comércio eletrônico.

No ano passado, Itaú, Banco Pan, Nubank, SulAmérica, Gol, Viajanet e outros anunciaram projetos na área, muitas vezes sem abrir quem é o fornecedor.

Também em 2020, a startup de biometria facial Unike Technologies captou na semana passada um aporte de R$ 3 milhões, em uma transação liderada pela Reussite, fundo liderado por Isaac Lazera, sócio da Extrafarma.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.