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Confira 5 dicas para armazenar dados com segurança

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A Western Digital preparou uma lista com 5 dicas para armazenar dados com segurança. Verdade seja dita: perder dados, sob quaisquer circunstâncias, é uma enorme dor de cabeça, e um bom backup não é algo complicado e pode garantir um armazenamento seguro. 

“Ao longo de nossa história, sabemos a importância de guardar e compartilhar dados. É preciso ir além de apenas um backup por ano, e contar com soluções à mão, disciplina e cuidado, que garantam que dados e documentos sejam bem armazenados”, explica João van Dinteren, Engenheiro Sênior da Western Digital.

Para ajudar a incentivar e mostrar como um bom armazenamento de arquivos pode salvar, o executivo reforça 5 dicas para armazenar dados com segurança e que podem fazer toda a diferença no dia a dia de quem lida com dados, produz conteúdo e, até mesmo, quem quer manter suas memórias sempre à mão.

“Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância de se fazer backup, a Western Digital quer mostrar que é fácil e existem soluções que atendem a todos os segmentos e usuários. Para isso, criamos uma comunicação divertida e que se aproxima ao nosso cotidiano, principalmente no momento atual. Fica a dica, BackupSALVA, mas só se fizer o backup correto de seus arquivos”, completa Priscila Aiello, Gerente de marketing de canal da Western Digital no Brasil.

 

Conheça 5 dicas de como proteger dados com segurança

 

  • Cheque a importância dos documentos e salve versões mais atuais: para iniciar o backup, você deve levar em consideração a importância de cada documento. Às vezes, várias versões de um mesmo arquivo são criadas, por exemplo, e provavelmente não há necessidade de salvar todas. Considere os arquivos em suas versões aprovadas ou em andamento.

 

  • Escolha o tipo de armazenamento que melhor se adeque a suas necessidades: contamos hoje com uma variedade de plataformas e dispositivos para o armazenamento. Por isso, é importante avaliar a quantidade de dados que possui e o quanto disso é criado diariamente para que, assim, seja possível definir o espaço necessário, que pode ser medido em GB e/ou TB. Pode-se utilizar dispositivos de backup de estado sólido, como cartões de memória e pen drives, HDD externo, armazenamento de rede, como NAS e Nuvem Personalizada, ou até Data Centers. A escolha deve levar em consideração o perfil do usuário, o risco/benefício do valor a ser investido e a possibilidade da perda do arquivo em questão.

 

  • Defina a periodicidade para o backup: realize o armazenamento de todos os seus arquivos. Depois, faça o backup a cada nova alteração relevante ou sempre que precisar. Leve também em consideração que, em alguns casos, podem ser feitas mais de uma versão daquele arquivo.

 

  • Considere a possibilidade de precisar restaurar um backup: mesmo quem tem o hábito de fazer backups sabe que corre o risco de apagar ou perder algum documento que não deveria. Neste caso, o uso de um software desenvolvido para a restauração do backup, seja pago ou freeware, pode ajudar a recuperá-lo. Esse processo também pode ser realizado manualmente, mas pode ser mais demorado do que quando é possível usar um software apropriado.

 

  • Dados profissionais e pessoais são diferentes: o backup empresarial deve prezar por salvar os arquivos que são ligados à empresa, não permitindo que os funcionários acessem sem permissão ou, até mesmo, salvá-los para uso pessoal. As companhias precisam ter uma política de armazenamento e um responsável pelo gerenciamento destes dados, sem falar claro de soluções robustas e cheias de tecnologia – que irão auxiliá-los nesta gestão dos dados. Já o usuário comum, é ele quem deve avaliar e priorizar o que lhe é mais importante. Entendendo seu perfil e quais tipos de dados ele precisa armazenar, fica mais fácil de buscar por soluções que possam atendê-lo. Independente do caso, o backup deve ser um aliado tanto na vida profissional quanto na pessoal.
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Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

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