A FLIR Systems lançou a câmera industrial Si124, que utiliza imagem acústica para monitorar ambientes críticos. Essa tecnologia (ou a capacidade de ver o som ultrassônico), surgiu como um método eficaz em indústrias que precisavam localizar vazamentos de ar comprimido ou a existência de descarga parcial. Esse método permite que os profissionais realizem rotinas de manutenção preditiva mais frequentes, oferecendo um primeiro aviso de falha elétrica/mecânica iminente que possa levar à perda de energia ou, pior ainda, a paralização de sistemas críticos.
A combinação de imagem e som pode ser visualizados ao vivo na tela, para ajudar os clientes a identificar problemas muito mais rápido do que os métodos tradicionais de inspeção em sistemas comuns mecânicos, elétricos, de vácuo e compressores.
O modelo desenvolvido pela FLIR Systems detecta, registra e exibe ondas sonoras, produzindo uma imagem acústica precisa. A imagem acústica é sobreposta, em tempo real, sobre uma imagem de câmera digital, compondo uma solução de câmera portátil, ergonômica, fácil de usar e pesando pouco mais 980 gramas.
Imagem acústica em ambientes críticos
Construída com 124 microfones e uma câmera de luz visível de alta definição, a Si124 é alimentada por bateria e pode detectar problemas potenciais a até 100 metros de distância, mesmo em ambientes industriais ruidosos, por até sete horas de uso contínuo.
As principais aplicações para a Si124 incluem detecção de vazamentos de ar comprimido, descarga parcial (PD), efeito corona e arco voltaico. O ar comprimido costuma ser a fonte de energia mais cara nas fábricas, mas o ar costuma ser perdido devido a vazamentos não detectados ou ineficiências em equipamentos.
Esses vazamentos de ar são difíceis de ser detectados pelo ouvido humano ou pelo toque, principalmente em ambientes de fabricação ruidosos, onde os trabalhadores são obrigados a usar proteção auditiva. O uso da Imagem acústica na câmera da FLIR Systems resolve esse problema, localizando visualmente a origem exata de um vazamento de forma instantânea, especialmente em locais de difícil acesso que poderiam passar despercebidos.
Para sistemas elétricos de alta tensão, uma descarga parcial pode ser um aviso prévio a uma falha catastrófica, criando um ambiente inseguro e um possível tempo de inatividade não planejado. A Si124 oferece a capacidade de realizar inspeções rápidas, sem contato, e a uma distância segura. O sistema então fornece imediatamente o tipo de descarga parcial, permitindo que os usuários priorizem os reparos.
Wi-Fi e análise com Inteligência Artificial
O que diferencia a Si124 de outras câmeras é o serviço em nuvem – FLIR Acoustic Camera Viewer. As capturas de imagens são carregadas rapidamente por Wi-Fi para a nuvem e, em seguida, analisadas imediatamente, fornecendo ao usuário informações detalhadas, como o tamanho e o custo de energia de um vazamento de ar comprimido ou a classificação da descarga parcial, juntamente com o padrão da falha elétrica. Essa informação está acessível na Si124 e por meio do portal on-line na nuvem. Além disso, os usuários obtêm 8 GBs de armazenamento e recursos de transferência de dados sem fio, tornando o compartilhamento de fotos e dados simples e eficiente.