Pesquisar

Ataque DDoS aumenta gastos de computação em nuvem

Esse novo tipo de ataque DDoS utiliza tráfego SYN malicioso na camada de aplicação (L7), gerando uma carga excessiva de processamento.

Os ataques DDoS têm sido cada vez mais frequentes e diversificados, aumentando gastos de computação em nuvem.

Especialistas do mercado de cibersegurança têm notado nas últimas semanas um aumento considerável de um novo tipo de ataque DDoS. A investida maliciosa está inflando recursos de computação e, pior ainda, é provável, também, que boa parte dessas empresas prejudicadas sequer tenham entendido as razões do aumento do valor das últimas faturas dos recursos na nuvem. 

Nesse novo tipo de ataque, os criminosos utilizam tráfego SYN malicioso na camada de aplicação (L7), gerando uma carga excessiva de processamento. 

“Esse tipo de ataque força a escalabilidade automática de containers e máquinas virtuais (VMs) nas clouds, aumentando o consumo de CPU e memória, o que leva a um crescimento significativo dos custos operacionais”, afirma Geraldo Guazzelli, diretor geral da NETSCOUT Brasil. 

O alerta da NETSCOUT reforça a importância da adoção de estratégias robustas de segurança para proteger infraestruturas em nuvem contra ameaças emergentes. Empresas devem monitorar de perto o consumo de seus recursos e investir em soluções especializadas para evitar prejuízos inesperados.

“Observamos que apenas ferramentas avançadas como o Arbor Edge Defense (AED) em nuvem ou o serviço Arbor Cloud têm conseguido conter esses ataques de forma eficiente”, acrescenta Guazzelli. 

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Diretor de Conteúdo

Fale com a Security Business

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

NEWSLETTER

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.