Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

BioCatch lança solução antifraude aprovada pelo Banco Central

A solução antifraude da BioCatch é capaz de identificar 98% das contas laranja ativas e cumpre a Resolução Conjunta 06/2023 do Banco Central do Brasil.

Loading

A BioCatch anuncia o lançamento do BioCatch Scout, solução antifraude de biometria comportamental inteligente que se destaca pela capacidade de identificar 98% das contas laranja ativas, antes que os alertas do sistema atual sejam acionados, e detectar 70% das contas recém-criadas como laranja antes da primeira transferência recebida. 

A detecção é possível devido à inteligência de pré-crime para revelação das redes criminosas globais que envolvem contas, dispositivos e indivíduos associados a fraudes e lavagem de dinheiro. O lançamento reforça o posicionamento da BioCatch de apoiar os bancos no cumprimento da Resolução Conjunta 06/2023 do Banco Central do Brasil, a qual exige que as instituições financeiras fortaleçam seus processos de combate a golpes ao compartilhar informações sobre seus clientes, gerando maior segurança às transações financeiras.

De acordo com Cassiano Cavalcanti, diretor de pré-vendas da BioCatch na América Latina, a Resolução, que entrará em vigor em novembro, representa um marco significativo para o setor financeiro.

“Nesse contexto, a abertura de contas sem critérios rigorosos e a expansão do número de usuários, em detrimento da segurança, abriram brechas para a proliferação do aumento das práticas de golpes financeiros. O BioCatch Scout visa ajudar bancos e fintechs na busca de fornecer segurança contra fraudes e contas laranja”, afirma.

Solução antifraude no combate à Lavagem de Dinheiro

O BioCatch Scout aprimora o sistema de detecção de contas laranja, fornecendo uma camada adicional de inteligência comportamental que preenche a lacuna entre os departamentos de Gestão de Fraudes Corporativas (EFM) e de Combate à Lavagem de Dinheiro (AML). Com suporte para mais de 250 mil conexões, a solução indica a conexão de cada conta laranja suspeita na rede bancária. Com mais de 3 mil sinais combinados de aplicativos, comportamentos, dispositivos, redes e transações, também identifica grupos de atividades conectadas e suspeitas de contas fraudulentas por meio de uma interface gráfica que permite ampliar, destacar e filtrar por nível de risco e critérios de conexão desejados. 

A tecnologia de filtragem dinâmica e multi atribuição do BioCatch Scout também  permite que as equipes de EFM e AML investiguem rapidamente os grupos suspeitos para executar ações de resposta e prevenção com base em inteligência comportamental.

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Compartilhe este artigo

Veja também