Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

IA generativa aumenta eficiência do rastreamento de cargas

O uso de IA generativa demonstrou potencial para agilizar processos e tarefas de trabalho com resultados significativos, com rápido acesso às informações.

Loading

A DHL Global Forwarding está empenhada em fornecer soluções confiáveis para ajudar os clientes a enfrentar os novos desafios logísticos. Uma das novidades é a utilização de IA generativa para aumentar a eficiência no de rastreamento de cargas em termos de visibilidade e controle dos embarques no portal de clientes myDHLi, que foi apresentada durante o evento o myDHLi Digital Summit 2024, que aconteceu no último dia 16 de maio.

A empresa também destacou atualizações significativas no sistema para gerar mais  praticidade, resiliência e sustentabilidade nas movimentações logísticas. Já são mais de 20 mil empresas que utilizam o portal digital, com  uma média de 450 mil remessas rastreadas por mês, o que demonstra a ampla confiança e uso da plataforma.

“Na DHL Global Forwarding, estamos empenhados em ser um parceiro confiável para nossos clientes. A integração da GenAI no myDHLi nos permite melhorar ainda mais a experiência logística, oferecendo soluções inovadoras que impulsionam a utilidade, resiliência e sustentabilidade. Juntos, estamos moldando o futuro da logística, fornecendo aos nossos clientes as ferramentas de que necessitam para navegar com confiança neste  cenário mundial em constante mudança”, afirma Tim Scharwath, CEO da DHL Global Forwarding.

 

Agilidade nas informações

Em um período curto, a GenAI demonstrou o seu potencial para agilizar processos e tarefas de trabalho com resultados significativos.  O novo assistente virtual fornece acesso mais rápido às informações por meio de um chatbot 24/7. Os clientes agora podem, por exemplo, consultar o status da remessa, encontrar detalhes de contato e receber suporte sobre vários tópicos.

O assistente virtual baseado em IA generativa atua como um importante apoio no gerenciamento diário de cadeias de suprimentos e remessas. Além disso, um novo Centro de Suporte ao Cliente fornece assistência e orientação direta, servindo como um valioso canal de informações e feedback para os usuários.

 

Rastreamento aprimorado

Com base nas recomendações dos clientes, o myDHLi Track, um recurso central do portal do cliente, passou por uma grande reformulação. O novo design visa melhorar a experiência do usuário, apresentando todas as informações da remessa, incluindo fatura da casa, status, exceções, carimbos de data e hora e locais, de forma clara e concisa em uma única tela. Isso elimina a necessidade de rolagem e melhora a acessibilidade. Além disso, a nova versão permite aos usuários filtrar informações de maneira conveniente enquanto utilizam o portal em seus dispositivos móveis. Para proporcionar mais transparência, a DHL também incorporou detalhes adicionais, como a visibilidade das declarações alfandegárias, na seção de detalhes da remessa.

O myDHLi Track agora também  permite aos usuários filtrar remessas por “exceções”, o que possibilita a rápida identificação de mudanças imprevistas, proporcionando mais tempo para a tomada de decisões bem informadas. 

Além disso, o recurso myDHLi Reports foi aprimorado. Os relatórios podem ser configurados, filtrados e agendados conforme a necessidade do cliente. Para aqueles que preferem atualizações proativas, as opções avançadas de notificação configuráveis são particularmente benéficas. Os usuários podem optar por receber notificações individualmente ou como parte de um e-mail de resumo diário, garantindo que se mantenham informados de uma forma que atenda às suas preferências e necessidades.

 

IA generativa aprimora Sustentabilidade

Além da praticidade, a IA generativa fortalece a sustentabilidade, parte integrante da estratégia da DHL. Isso fica evidente em vários recursos do myDHLi. Os clientes que utilizam o myDHLi Quote + Book podem escolher o serviço GoGreen Plus, que reduz as emissões de gases de efeito estufa pelo uso de combustíveis sustentáveis.

O myDHLi Analytics fornece maior transparência para os esforços de sustentabilidade. Os usuários podem acompanhar seus gastos anuais no serviço DHL GoGreen Plus e monitorar o progresso mensal. Um painel GoGreen melhorado permite a avaliação comparativa das atividades de redução de carbono com base nas rotas comerciais e tempo de trânsito. Esta visão abrangente ajuda os clientes a avaliar as ações específicas necessárias para mitigar o impacto ambiental das suas remessas. Também lhes permite alinhar as suas escolhas logísticas com os seus objetivos de sustentabilidade, promovendo a transparência e a responsabilização na abordagem das emissões de carbono.

O  myDHLi é um portal inovador e centralizado do cliente da DHL Global Forwarding para logística digital. Ele combina vários serviços convenientes, como myDHLi Quote, myDHLi Book, myDHLi Track, myDHLi Documents, myDHLi Analytics e myDHLi Reports, que fornecem aos clientes informações completas sobre todos os seus transportes. A funcionalidade exclusiva myDHLi Follow + Share permite o compartilhamento de informações de remessa para uma colaboração perfeita com fornecedores, parceiros e clientes.

 

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Compartilhe este artigo

Veja também