A Huawei apresentou soluções inovadoras e um estudo sobre 5G-A no Mobile World Congress (MWC) Barcelona 2025, que ocorreu de 3 a 6 de março.
O documento “White Paper para o Desenvolvimento do 5G-A no Brasil”, que conta com prefácio do Ministério das Comunicações (MCom) e introdução do presidente da Anatel, aborda os desafios e oportunidades da conectividade significativa e universal, alinhados ao Plano Estratégico Institucional do MCom para o período de 2024 a 2027.
O estudo analisa a evolução das redes 5G para o padrão 5G-Advanced (5G-A), que traz capacidades avançadas, como maior velocidade de transmissão de dados, menor latência e suporte a serviços mais exigentes, como cidades inteligentes, redes autônomas e soluções baseadas em inteligência artificial. Além disso, enfatiza o papel do Brasil como um dos mercados mais ágeis na adoção do 5G, superando as metas estabelecidas no leilão de espectro de 2021.
No documento, a companhia apresenta uma análise prospectiva da evolução dos padrões internacionais e das experiências de outros países, destacando a importância da harmonização do uso do espectro e da adoção de padrões globais para a consolidação da conectividade significativa e universal no país.
Demonstração de soluções e debates
A participação da Huawei também incluiu a apresentação de recentes produtos e soluções para operadoras, empresas e dispositivos, além de promover discussões sobre temas como o avanço do consenso 5.5G, Inteligência Artificial, o progresso do uso comercial global do 5.5G e a monetização da experiência.
Também teve destaque a transformação das operadoras de telecomunicações em provedoras de serviços de tecnologia, um movimento estratégico para acelerar a inteligência industrial e impulsionar a inovação no setor. Especialistas, líderes de opinião e operadores globais se reuniram no estande da Huawei para explorar novas oportunidades de desenvolvimento da indústria e do ecossistema, visando construir um futuro brilhante para o mundo inteligente.