Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

IDEMIA participa de programa nacional de identificação digital na França

IDEMIA participa de programa de identificacao frances

A IDEMIA participa de programa nacional de identificação digital na França. A agência governamental francesa, Agence Nationale des Titres Sécurisés (“ANTS”), trabalhará em conjunto com a companhia no France Identité Numérique, programa nacional de identificação digital.

Após consentimento, os cidadãos franceses que utilizam o serviço poderão comprovar a sua identidade remotamente, colocando o seu cartão de identidade eletrônico no verso do seu smartphone.

Centenas de serviços on-line seguros adicionais estarão disponíveis em breve graças ao sistema de autenticação certificado pela Agência Nacional de Segurança de Sistemas de Informação (Agence Nationale de la Sécurité des Systèmes d’Information, ANSSI)

O cartão eletrônico nacional francês (CNIe) atualizado foi lançado em agosto deste ano e permitirá que os cidadãos franceses concluam transações on-line usando seus smartphones. Os cidadãos receberão um pedido de autenticação em seu celular. Em seguida, eles colocarão o CNIe na parte de trás do telefone, que se comunicará usando a tecnologia NFC. O aplicativo móvel lê e autentica com segurança os dados pessoais contidos no chip do cartão. Os cidadãos precisarão fornecer seu consentimento antes da autenticação.

O sistema de identificação digital será emitido com um certificado de segurança de primeiro nível da agência de TI francesa, ANSSI, e, portanto, estará em conformidade com os regulamentos eIDAS da UE;  O sistema protegerá os dados de identidade dos cidadãos e garantirá que apenas o cidadão autorizado tenha controle sobre eles.

“Como uma empresa francesa, estamos extremamente orgulhosos de trabalhar no programa nacional de identificação digital. O novo CNIe com seu chip altamente seguro é um ótimo exemplo de combinação de um documento de identificação físico com um documento de identificação digital para acessar serviços on-line com segurança”, disse Pierre Lelièvre, vice-presidente sênior de identificação digital na IDEMIA

A plataforma FranceConnect, que sustenta o programa, já atraiu mais de 28 milhões de usuários e 900 provedores de serviços. Em breve, os cidadãos franceses poderão acessar com segurança esses serviços usando sua nova ID digital.

“Nossa missão é criar e oferecer meios de identificação eletrônica fáceis de usar que facilitem e protejam a transferência on-line de dados dos cidadãos, para que as transações não sejam centralizadas ou rastreadas”, disse Valérie Peneau, inspetora geral do governo e diretora do programa France Identité Numérique

A experiência da IDEMIA está ajudando a trazer mudanças substanciais de identificação digital que estão atualmente em andamento. A companhia francesa implementou com sucesso mais de 135 programas de identificação on-line e off-line em todo o mundo, e atende às necessidades dos governos por bancos de dados de cidadãos mais seguros e ágeis, documentos de identidade e autenticação on-line da identidade dos cidadãos.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também