O Conselho de Administração da Johnson Controls nomeou Joakim Weidemanis como novo CEO. Ele assume a partir de 12 de março de 2025, após a Assembleia Geral Anual de acionistas da companhia, e sucede George Oliver.
O antigo CEO, que liderou a transformação bem-sucedida da empresa em um fornecedor de soluções puramente para edifícios, será Presidente do Conselho até julho e, depois, permanecerá como consultor da Johnson Controls até o final do ano.
Weidemanis é um executivo experiente com um histórico de sucesso na liderança de empresas globais orientadas por tecnologia e na entrega de crescimento lucrativo. Ele ocupou vários cargos de liderança executiva durante sua carreira de 13 anos na Danaher Corporation, proporcionando-lhe extensa experiência em escalar empresas globais a partir de uma base de orientação ao cliente, inovação e eficiência. Recentemente, atuou como Vice-Presidente Executivo na Danaher, onde foi responsável pela liderança operacional de um grupo de aproximadamente US$ 15 bilhões em oito empresas de tecnologia globais. Weidemanis viveu e trabalhou nos Estados Unidos, Europa e Ásia ao longo de seus aproximadamente 30 anos de carreira.
“O Conselho identificou Joakim como excepcionalmente adequado para liderar a Johnson Controls durante seu próximo período de crescimento como um fornecedor puro de soluções abrangentes para edifícios comerciais. A forma como Joakim para lidera os negócios orientados a serviços se alinha bem com a abordagem da Johnson Controls. Ao longo de sua carreira, ele demonstrou notável capacidade como operador de grandes empresas globais”, disse Jürgen Tinggren, diretor independente líder do Conselho da Johnson Controls
Por sua vez, Joakim Weidemanis destaca o legado da companhia no desenvolvimento de tecnologia e soluções líderes de mercado.
“Sou profundamente apaixonado por liderar empresas globais orientadas por tecnologia que ajudam os clientes a avançar em seus objetivos e causar um impacto positivo e significativo na sociedade. Espero alavancar minha experiência e a base que George e a equipe construíram para realizar todo o potencial da empresa para clientes, funcionários e acionistas.”