A Flir Systems, Inc. apresenta ao mercado duas câmeras de sistema de tráfego inteligente: o modelo Flir Trafisense AI com imagem térmica e a Flir Traficam AI. Ambas contam com sistema de inteligência artificial para melhorar o fluxo de tráfego nas estradas e cruzamentos.
Quando utilizadas em combinação com a plataforma de nuvem Flir Acyclica, as câmeras fornecem dados de Inteligência Artificial que podem prever o tráfego, evitar congestionamentos e acidentes em potencial e criar estradas mais seguras para motoristas, ciclistas e pedestres 24 horas por dia.
“Os sistemas de tráfego Flir estão instalados em 75 países atualmente e, com a adição do Trafisense AI e do Traficam AI, a companhia oferece uma solução totalmente integrada que permite aos engenheiros de tráfego e especialistas em planejamento urbano aplicar os aprendizados baseados em inteligência artificial para otimizar continuamente o fluxo de tráfego. A solução integrada permite que as cidades melhorem o projeto das vias urbanas para torná-las mais seguras”, disse Rickard Lindvall, Diretor Geral de Negócios da Flir Systems.
Sistemas automatizados e inteligentes
As câmeras habilitadas com Inteligência Artificial ajudam no controle do tráfego de forma dinâmica através da captura e processamento de dados em tempo real e fornecem informações para os controladores de semáforos em cruzamentos, o que melhora o fluxo de tráfego e a segurança no momento.
Outro diferencial dos novos modelos da FLIR é a capacidade de capturar dados de energia de calor – por meio de um sensor térmico no Trafisense AI e de um sensor de baixa luminosidade e alta definição no Traficam AI. Dessa forma, os semáforos de trânsito são monitorados continuamente, em quaisquer condições climáticas e até mesmo sob fumaça em túneis. No futuro, os modelos podem ser equipadas com antenas de celular 5G para oferecer suporte à “conectividade de veículo para tudo (V2X)”, o que aumentará ainda mais a segurança no trânsito.
A plataforma Flir Acyclica fornece as ferramentas e análises para entender melhor os dados de tráfego.Com o uso conjunto da plataforma Acyclica, é possível utilizar os dados obtidos em tempo real para fazer mudanças no padrão de tráfego para tornar as cidades mais eficientes e seguras.
As novas câmeras de tráfego AI estão disponíveis globalmente no primeiro trimestre de 2021.