Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Mercado de drones cresce e expande verticais de atuação

A DroneShow apresentou estudos de casos e as melhores práticas para o mercado de drones, além de debater sua utilização nos mais diversificados segmentos.

O crescimento do mercado de drones foi apresentado durante a DroneShow 2023, que aconteceu essa semana em São Paulo. O uso desses equipamentos para realizar inspeções tem se disseminado por diversos setores da economia no Brasil e no mundo, graças as vantagens técnicas e financeiras que apresentam na comparação com métodos tradicionais. 

Os drones oferecem benefícios para atividades de inspeção que vão desde agilidade, confiabilidade, disponibilidade, periodicidade, segurança até a redução de custos e a qualidade na coleta de dados. Por isso, têm sido empregados em verticais como energia, construção civil, óleo e gás, transportes e logística, não importando se em ambientes externos ou internos.

De acordo com um estudo da Polaris Market Research, a expectativa é de que o valor desse mercado cresça a uma taxa anual de 15,9%, chegando a US$ 31,1 bilhões em 2030 em todo o mundo.

A DroneShow desse ano apresentou estudos de casos e debateu as melhores práticas para o mercado de drones, além de colocar em pauta temas como atividades em torres de transmissão de energia, usinas solares e eólicas, barragens, rodovias, ferrovias, plataformas de petróleo e inspeções indoor. O evento promoveu também um curso voltado para inspeções prediais e ativos imobiliários.

 “A prestação de serviços de inspeções com drones está em primeiro lugar no mundo em aplicações com essas aeronaves, seguida pela pulverização e pelo mapeamento. Debater sobre esse assunto é importante, pois o sucesso nessa atividade depende muito do tipo do drone utilizado e da tecnologia embarcada nele, sem contar a habilidade do piloto”, comenta o CEO da MundoGEO, Emerson Granemann.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também