O tamanho do mercado global de gerenciamento de postura de segurança em nuvem (CSPM) está estimado em atingir US$ 10,37 bilhões até 2030, expandindo-se a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 10,3% de 2025 a 2030, de acordo com um novo relatório da Grand View Research, Inc. A rápida adoção da computação em nuvem em todos os setores tem sido um fator importante impulsionando o crescimento do mercado de gerenciamento de postura de segurança em nuvem (CSPM).
À medida que as empresas migram cada vez mais suas cargas de trabalho e dados para a nuvem, garantir segurança e conformidade robustas tornou-se uma prioridade máxima.
As soluções CSPM oferecem monitoramento em tempo real, verificações de segurança automatizadas e avaliação contínua de riscos, dando às organizações maior visibilidade e controle sobre os ambientes de nuvem. O número crescente de violações de dados de alto perfil e incidentes de segurança cibernética impulsionou a demanda por ferramentas CSPM, já que as empresas buscam medidas proativas para proteger suas informações sensíveis e propriedade intelectual.
Ambientes híbridos impulsionam Segurança em Nuvem
À medida que as implantações de nuvem híbrida se tornam mais prevalentes, a demanda por soluções CSPM adaptadas para ambientes híbridos está aumentando. Com as empresas adotando uma combinação de infraestruturas de nuvem pública, privada e on-premises, as ferramentas CSPM de nuvem híbrida oferecem uma visão unificada da segurança, permitindo políticas e controles de segurança consistentes em todo o ecossistema híbrido. Essas soluções preenchem a lacuna entre os ambientes de nuvem, fornecendo gerenciamento de segurança contínuo e garantindo a conformidade em diversos recursos de nuvem. À medida que as organizações adotam as práticas de DevOps para acelerar o desenvolvimento e a implantação de software, a necessidade de que a segurança seja integrada perfeitamente ao pipeline de desenvolvimento é crítica. As soluções CSPM agora são projetadas para se encaixar no fluxo de trabalho do DevOps, fornecendo às equipes de segurança feedback em tempo real sobre riscos de segurança durante o desenvolvimento. Essa integração promove uma cultura de conscientização de segurança e permite que as organizações implementem as melhores práticas de segurança desde os estágios iniciais do desenvolvimento de aplicativos.
Iniciativas Estratégicas de Segurança em Nuvem
O mercado de CSPM tem testemunhado um número crescente de iniciativas estratégicas tomadas pelas empresas que operam no mercado, como fusões, aquisições e parcerias. Essas medidas têm como objetivo melhorar as capacidades da solução e a base de clientes e alcançar novos públicos. Em fevereiro de 2022, a Snyk Limited (uma provedora de soluções de segurança cibernética com sede nos EUA) anunciou a aquisição da Fugue, Inc. (uma provedora de soluções CSPM com sede nos EUA). Com a aquisição, as capacidades atuais da Fugue, Inc. estenderão a Plataforma de Segurança do Desenvolvedor Snyk, permitindo que ela ofereça CSPM projetado por desenvolvedores para desenvolvedores.
Destaques da pesquisa de mercado de gerenciamento de postura de segurança em nuvem:
- Soluções dominam: O segmento de soluções dominou o mercado com uma participação de receita de mais de 68% em 2024. Os atributos das soluções CSPM, incluindo recursos de remediação automatizada e monitoramento contínuo, desempenharam um papel significativo na proteção de dados, resultando no crescimento do segmento de soluções.
- Forte segmento SaaS: O segmento SaaS domina o mercado com uma participação de receita de mais de 40% em 2024. A presença da solução CSPM, que apresenta atributos como a capacidade de avaliar a postura de segurança de aplicativos SaaS e aplicar as melhores práticas de segurança, desempenhou um papel significativo no crescimento do segmento SaaS.
- Soluções híbridas de rápido crescimento: O segmento híbrido deve crescer mais rapidamente nos próximos cinco anos. A disponibilidade de soluções CSPM, que são mais adequadas para nuvem híbrida, oferece condições de monitoramento e análise de recursos em todos os ambientes, o que impulsionou o crescimento do segmento híbrido.
- Regulamentações impulsionam PMEs: O segmento de pequenas e médias empresas (PMEs) deve ser o de crescimento mais rápido de 2025 a 2030. As PMEs têm trabalhado para aumentar sua defesa cibernética devido ao aumento dos ataques cibernéticos e às rigorosas regulamentações de segurança cibernética. Essa tendência também é vista no mercado de CSPM, impulsionando assim o crescimento do segmento de PMEs durante o período de previsão.