Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Sensores com etiquetas RFID monitoram ambientes críticos

A HID Global desenvolveu sensores com etiquetas RFID para monitorar ambientes críticos, criado através de uma parceria com a GE Hydro e a Asygn.

A HID Global desenvolveu sensores com etiquetas RFID para monitorar ambientes críticos. Criado através de uma parceria com a GE Hydro e a Asygn, o dispositivo tem design robusto para atender segmentos industriais e permitir que os clientes do setor de energia renovável otimizem a disponibilidade e evitem interrupções não planejadas nos geradores de turbina.

Localizadas em ambientes críticos, as instalações hidrelétricas apresentam problemas como conexões envelhecidas entre os polos do rotor, que podem apresentar aumentos drásticos de temperatura, causando falhas não planejadas na produção, entre outros desafios.

A GE Hydro necessitava de uma antena com um chip sensor embutido em uma etiqueta RFID robusta para medir temperaturas, possíveis deformações e melhorar o monitoramento das turbinas de forma confiável.

A fabricante de semicondutores Asygn criou um chip RFID UHF especial integrado à tecnologia de etiquetas da HID Global. O dispositivo captura medições de temperatura, mas também pode obter medições de tensão quando a etiqueta da HID Global encaminha esses dados para um leitor RFID. Devido ao ambiente especial e à alta velocidade de rotação do equipamento hidrelétrico, as soluções tradicionais de medição com fio ou infravermelho não eram viáveis.

 

Etiquetas RFID trabalham dados de forma analítica

Após análises de projeto detalhadas e testes de validação, a solução funcionará como uma porta de entrada inteligente que vai calibrar, coletar, filtrar, calcular a média e transmitir dados localmente.

Em seguida, os recursos de Machine Learning da plataforma de software da GE Hydro, Asset Performance Management (APM, agrega e analisa os dados, fornecendo uma leitura inteligente exclusiva dos componentes do gerador que não poderiam ser medidos durante operação anteriormente.

Com esta tecnologia, os clientes da GE Hydro podem levar os equipamentos hidrelétricos aos seus limites e melhorar o fator de potência da rede, reduzindo os riscos de aumento de temperatura despercebidos causados pelas conexões ruins durante aumento da corrente do rotor, que são essenciais nos complexos sistemas elétricos de hoje.

Este novo projeto de uso da etiqueta robusta RFID foi o vencedor da competição da AIM este ano, na categoria RFID. A AIM é uma aliança global que define normas da indústria e é focada em RFID, código de barras, dispositivos inteligentes e outras tecnologias de identificação automática e captura de dados.

 “A colaboração com a HID Global e o projeto foi ótima, pois a GE focou nas restrições, no contexto de uso e no manuseio e modelagem dos dados, enquanto a HID Global focou nos requisitos de design da etiqueta, atendendo à todas as especificações em termos de desempenho e integridade em ambientes mais severos”, disse Vincent Bouillet, responsável pela IIoT e desenvolvimento de tecnologias avançadas na GE Renewable Energy Hydro.

Destaque para o trabalho em equipe realizado pelas empresas  que participaram do projeto.

“Nossas equipes de engenharia e técnicos trabalharam em estreita colaboração com a Asygn e a GE Hydro para atender aos requisitos exclusivos deste projeto, e o resultado é um design inovador de sensor tag RFID que pode beneficiar muitas outras grandes aplicações industriais”, explicou Marc Bielmann, Sr. Vice-presidente e Chefe do IDT.

Picture of Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também