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Setor de infraestrutura tem arrecadação bilionária

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Durante os dias 7 e 9 de abril, o governo federal está promovendo a Infra Week, uma série de leilões de aeroportos, portos e ferrovias. Durante o evento, a expectativa é obter arrecadação bilionária – cerca de R$ 10 bilhões em investimentos privados com as concessões.

Na quarta-feira, primeiro dia do encontro, o governo federal levantou R$ 3,3 bilhões no leilão para concessão à iniciativa privada de 22 aeroportos.

A CCR levou a concessão de nove terminais do bloco Sul. A oferta de R$ 754 milhões da CCR também foi a vencedora do Bloco Central, com 6 aeroportos, ante mínimo de R$ 8,1 milhões.

O resultado inclui também investimento conjunto esperado para os três blocos de aeroportos de cerca de R$ 6,1 bilhões ao longo de 30 anos de concessão.

No dia seguinte, foi a vez do setor ferroviário, que atingiu o valor de R$ 31 bilhões de investimentos com o leilão da Fiol 1, o primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, entre Ilhéus e Caetité, na Bahia. A concessão do trecho de 537 quilômetros terá R$ 3,3 bilhões de investimentos, sendo R$ 1,6 bilhão para a conclusão das obras. O prazo de concessão será de 35 anos.

 

Infraestrutura tem arrecadação bilionária: setor portuário cresce

A Infra Week entra na reta final nesta sexta-feira, quando cinco terminais portuários serão concedidos à iniciativa privada. Estão na lista quatro terminais de líquidos no Porto de Itaqui, no Maranhão, utilizados na logística de distribuição de combustíveis no Nordeste e outro terminal de madeira, localizado no Porto de Pelotas (RS). 

A previsão é que sejam investidos mais de R$ 600 milhões em melhorias nesses terminais, que se somam a mais 20 áreas leiloadas desde 2019 e a 69 autorizações para implantação de Terminais de Uso Privado (TUP). Nesse período, já foram contratados R$ 10 bilhões para o setor, que, mesmo em ano de pandemia, cresceu 4,2% em 2020.

As quatro áreas no porto nordestino são voltadas ao armazenamento de granéis líquidos, de acordo com a principal vocação do empreendimento. O complexo funciona como distribuidor para as regiões Norte e Nordeste, por meio da navegação de cabotagem. No total, os quatro terminais totalizam mais de 120 mil m².

O terminal (PEL01) do porto de Pelotas (RS) é voltado para carga em geral, em especial toras de madeira, contribuindo para a cadeia logística da produção de celulose, e tem área de cerca de 23 mil m².

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Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

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