Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Tecnologia 5G amplia possibilidades no setor de Saúde

Neste artigo, Alexandre Junqueira, Diretor de Expansão da Inmetrics, destaca o setor de Saúde como um dos inúmeros beneficiados pela chegada do 5G.

Com a chegada da tecnologia 5G, o tráfego de informações terá sua capacidade ampliada, além de estabilidade na transmissão. Isso abre inúmeras possibilidades dentro da transformação digital em que vivemos. E as possibilidades serão muitas no setor de Saúde.

 

*Alexandre Junqueira

 

Teremos avanços significativos na área da Saúde com a evolução dos diagnósticos e do desenvolvimento de equipamentos médicos que permitirão, por exemplo, antecipar, quase que precisamente, qual tratamento determinado paciente precisará durante a vida, e juntamente a isso, prevenir e/ou preparar o sistema de saúde para absorver a demanda. Ou ainda popularizar uma bota ortopédica que “aprende” caminhando com o usuário e que é capaz de corrigir milimetricamente a deficiência dos seus passos.

O 5G também elevará a Telemedicina a outro patamar, possibilitando que um médico especialista de um hospital referência possa auscultar o pulmão de um paciente em uma comunidade ribeirinha, no Amazonas, por exemplo, ou ainda comandar cirurgias em pequenas cidades que não contam com a especialidade. A meta “saúde e bem-estar”, portanto, experimentará um grande empurrão.

Com a chegada da tecnologia 5G, o tráfego de informações terá sua capacidade ampliada, além de estabilidade na transmissão. Isso abre inúmeras possibilidades dentro da transformação digital em que vivemos. Recursos como Edge Computing, Machine Learning, Inteligência Artificial e Cloud Computing evoluirão com uma frequência de dados superior e, finalmente, entregará resultados que até hoje estão presos no papel.

 

Muito além da Saúde, outros segmentos se beneficiarão

Além do setor de Saúde, o de Transportes se beneficiará da tecnologia, com roteamento inteligente atualizado em tempo real, tornando as entregas mais eficientes e baratas, com menos consumo de combustíveis fósseis e benefícios significativos para a mobilidade e para o meio ambiente. Também desenvolveremos sistemas de monitoramento de recursos naturais muito mais eficientes e conseguiremos reduzir em cerca de 30% o desperdício de água potável na distribuição urbana. Aqui o 5G atua nas metas “água potável e saneamento”, “cidades sustentáveis” e “mudanças climáticas”.

No campo, haverá uma revolução na comunicação entre gestores, profissionais e parceiros dentro das propriedades rurais e entre elas, e que hoje ainda é um entrave sério para a agricultura. A tecnologia também elevará a previsão meteorológica e monitoramento das áreas a outro patamar, permitindo diminuir perdas e otimizar a produção com mais automação e inteligência nas tomadas de decisão. Para o Brasil, que tem o Agronegócio como principal motor da economia, contribuirá como uma ferramenta vital de expansão para novos mercados.

Mas os benefícios ainda estão longe de terminar. Na indústria e na geração e uso de energia, os sistemas serão capazes de controlar o desempenho com mais eficiência e agir de forma autônoma para garantir alta performance na maior parte do tempo. Além disso, o 5G pode quadruplicar o volume de transferência de dados sem a necessidade de gastar mais energia.

Para as empresas em geral, há ganhos potenciais em operações de praticamente todos os portes, o que significa mais produtividade, aprimoramento dos processos, produtos e serviços melhores, com economia de tempo e dinheiro. E, principalmente, mais satisfação para o cliente, que está cada vez mais exigente.

O 5G significa a possibilidade de fazer mais e melhor com menos, que é a essência da busca pelo desenvolvimento sustentável. Cabe a nós aproveitarmos essa oportunidade de utilizar a tecnologia para realmente melhorar a vida das pessoas.

 

Alexandre Junqueira é Diretor de Expansão da Inmetrics

Picture of Fernando Gaio

Fernando Gaio

Canal de notícias e negócios especializado em Segurança Eletrônica e Segurança da Informação.

Compartilhe este artigo

Veja também