Tendências para 2024: IA presente em todas as verticais

No documento, a Eagle Eye Networks como as organizações de vários setores estão usando a IA para melhorar o desempenho de seus sistemas de segurança.

A Eagle Eye Networks  destacou os temas que estarão em evidência em 2024 no mercado de segurança, no seu relatório “Tendências em Vigilância por Vídeo” (baixe aqui a versão completa). Segundo o documento, a Inteligência Artificial (IA) transformará a maneira como as empresas utilizam a vigilância por vídeo e em 2024 assistiremos à adoção generalizada de soluções de segurança inteligentes e proativas.

 

A empresa ainda analisa o desenvolvimento de novas tecnologias na indústria de vigilância por vídeo e a forma como as organizações de vários setores estão usando a IA para melhorar o desempenho de seus sistemas de segurança.

 

O estudo tem como objetivo fornecer aos líderes empresariais, gerentes de TI e integradores de segurança insights e orientações para compreender novas tecnologias e usos para otimizar sistemas de vigilância por vídeo novos ou existentes.

 

A rápida e contínua adoção de tecnologias de nuvem está permitindo esta revolução e mudando o que as empresas desejam e esperam dos seus sistemas de vigilância por vídeo.

 

“A indústria de videovigilância está preparada para se transformar em sistemas de segurança baseados em IA. Os sistemas tradicionais de videovigilância estão evoluindo para soluções abrangentes de segurança de Inteligência Artificial. Esses sistemas gravarão imagens de vídeo, mas também farão muito mais para melhorar a segurança e a proteção. Esta mudança reflete o fato de que os clientes estão menos interessados em vídeo e mais preocupados em prevenir e resolver problemas de segurança”, destaca Dean Drako, CEO da Eagle Eye Networks.

 

Conheça as tendências para o mercado de segurança:

 

 TENDÊNCIA 1 – Uso mais amplo de IA possibilitado pela nuvem

O papel da inteligência artificial na vigilância por vídeo está “evoluindo rapidamente, melhorando a segurança e a produtividade. O aumento na adoção da nuvem, as melhorias na precisão da IA e uma série de novos aplicativos alimentados por Inteligêcia Artificial estão levando a um uso mais amplo dessa ferramenta na vigilância por vídeo.

 

 Os recursos de segurança de IA, incluindo a pesquisa de vídeos, estão mudando a forma como proprietários de empresas, gerentes de propriedades e diretores de segurança interagem com seus sistemas de vigilância. Novas aplicações estão tornando a Inteligêcia Artificial mais prática e implementável para monitoramento proativo e maior proteção de responsabilidades.

 

Novas aplicações de IA são projetadas para identificar eventos específicos em feeds de vídeo usando modelos de IA treinados. Algumas aplicações disponíveis atualmente incluem a detecção de escorregões e quedas ou a presença de fumaça e incêndio. Para cumprir os regulamentos de segurança e aumentar a segurança no local de trabalho, os recursos de IA podem detectar automaticamente quando as pessoas não estão usando capacetes ou outros equipamentos de proteção individual (EPI). Esses recursos de IA permitem que as empresas trabalhem proativamente para manter os mais altos níveis de segurança no local de trabalho para qualquer setor que utilize seu sistema de vigilância.

 

Os modelos de IA também estão sendo treinados para reconhecer armas de fogo, permitindo o monitoramento contínuo para resposta imediata em caso de emergências. As empresas e escolas que implementam a detecção de armas podem usar a IA para alertar as autoridades responsáveis. Deve-se notar, particularmente no caso da detecção de armas, que a Inteligêcia Artificial pode produzir falsos positivos – por exemplo, identificando uma arma de brinquedo como sendo real – mas os alertas notificam um ser humano para tomar a decisão final sobre que acção é necessária.

 

A computação em nuvem aprimora os recursos da IA, fornecendo a infraestrutura, os recursos e os serviços necessários, permitindo que as organizações implantem e dimensionem aplicativos de IA com eficiência. Os algoritmos de Inteligêcia Artificial, especialmente os modelos de deep learning, beneficiam-se de conjuntos de dados extremamente grandes acessíveis na nuvem para fins de treinamento, com o objetivo de melhorar a precisão e reduzir falsos positivos.

 

A melhoria na precisão da Inteligêcia Artificial provocará maior confiança nas suas capacidades. A filtragem de IA, por exemplo, pode diferenciar tipos de movimento detectados e alertar os usuários sobre veículos ou pessoas, eliminando outros movimentos, como uma árvore soprada pelo vento.

 

 Os sistemas baseados em nuvem estão tornando os recursos de IA acessíveis para empresas de qualquer tamanho devido às economias de escala proporcionadas pela computação em nuvem.

 

TENDÊNCIA 2 – Proliferação de monitoramento de vídeo profissional

 

Muitas organizações dependem de uma estação central com monitoramento profissional de alarmes para ter tranquilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. No entanto, adicionar monitoramento de vídeo já foi caro, trabalhoso e propenso a erros para todas as empresas, exceto para as muito grandes. Com as gerações anteriores de tecnologia de monitorimento, mais de 90% dos alertas de vídeo transmitidos eram, na verdade, falsos positivos, gerados por animais e até mesmo a ramos levados pelo vento, que aumentavam substancialmente os custos do cliente a cada alarme falso.

 

 “Novas tecnologias e integrações estão tornando o monitoramento de vídeo profissional mais econômica para mais empresas. Esperamos ver esse monitoramento crescer rapidamente no próximo ano”, destaca o executivo.

 

O monitoramento profissional permite que as organizações tenham visibilidade sempre ativa do local, sem pessoal adicional ou folha de pagamento. Novas integrações no mercado simplificam a implantação de software de monitoramento de estação central, tornando a instalação de VMS em vários locais mais acessível e eliminando soluções alternativas de configuração complicada e muitas vezes dispendiosa. Estas novas integrações adicionam monitoramento de vídeo a uma única interface (que já pode incluir sistemas de alarme de incêndio ou intrusão) para que os operadores da estação central possam acessar.

 

Além do seu papel no aumento da eficiência e da relação custo-eficácia do sistema de vigilância, o monitoramento profissional é cada vez mais um requisito legal nas indústrias regulamentadas.

 

Além destas razões, por que esta tendência é crescente? Em parte devido aos avanços possibilitados pela IA. O custo associado aos alarmes falsos positivos foi há alguns anos uma barreira para o monitoramento de vídeo profissional, reduzindo seu valor líquido tanto para clientes quanto para revendedores. A filtragem de alertas de IA pode reduzir enormemente o número de alarmes falsos positivos, interceptando e avaliando os gatilhos dos sensores e transmitindo apenas para a estação central eventos de movimento que incluam pessoas ou veículos.

 

 “Novas integrações oferecem soluções poderosas que tornam os serviços de vídeo gerenciados mais acessíveis e eficazes e abrem a porta para que mais empresas possam tirar proveito”, ressalta Chris Brown, CEO da Immix

 

TENDÊNCIA 3 – Maior segurança no local de trabalho 

De acordo com uma pesquisa da Resume Builder, 90% das empresas retornarão ao escritório (RTO) até 2024. Tanto os proprietários de empresas quanto os administradores de propriedades estão se preparando para o “fim do trabalho remoto” com uma revisão e revisão dos sistemas de segurança dos escritórios.

 

Além disso, 83% das empresas que retornaram ao trabalho presencial afirmam que monitoram a frequência dos funcionários e 70% das empresas que planejam RTO em 2024 dizem que também monitorarão a frequência.

 

Impulsionando esta atualização de segurança está o desejo de maior segurança e conveniência para os funcionários, bem como melhorias na eficiência operacional geral do sistema de segurança. No topo da lista de melhorias solicitadas vem a videovigilância integrada e o controle de acesso. Um sistema integrado ajuda os gerentes de sistemas de segurança a controlar melhor o acesso a edifícios e áreas restritas e oferece visibilidade imediata e recursos de rastreamento para quem está entrando nesses espaços.

 

Plataformas abertas de videovigilância facilitam a integração e personalização com controle de acesso e outras aplicações de segurança. As APIs de vídeo abertas permite que um sistema de vigilância por vídeo em nuvem atualizada pode ser adicionado enquanto os sistemas existentes permanecem em funcionamento. Isso aumenta a eficiência, pois os líderes empresariais desejam integrar a vigilância por vídeo a outras operações comerciais para maximizar a segurança e reduzir a responsabilidade. Outras integrações de terceiros incluem sensores inteligentes, controle de acesso baseado em rosto, ponto de venda e automação de estacionamento.

 

Os edifícios de escritórios empresariais estão recorrendo à Inteligência Artificial para ir além do acesso seguro. Os sistemas de videovigilância alimentados por IA podem melhorar o monitoramento da segurança local, priorizando atividades de movimento e detectando anomalias em áreas compartilhadas, ou reduzir alarmes falsos para serviços de monitoramento profissional (conforme detalhado anteriormente). Esses sistemas sofisticados também suportam relatórios operacionais avançados usando análises e dados do usuário para atender aos requisitos regulatórios e de auditoria.

 

Tendência  4 – Associações de proprietários e residências multifamiliares adotarão a tecnologia LPR

Associações de proprietários (HOAs) e propriedades residenciais multifamiliares usarão tecnologia LPR para reconhecimento de placas alimentada por Inteligência Artificial para aumentar a segurança e a conveniência. Outros benefícios já em aplicação incluem estacionamento e gestão de tráfego, fiscalização de estacionamento e, em alguns casos, novos fluxos de receitas.

 

 A IA habilita o LPR que opera em sistemas de vídeo em nuvem, tornando-o mais eficaz e acessível. A Inteligência Artificial melhora a precisão das câmeras LPR, permitindo a ampliação de seu uso para a automação do gerenciamento de estacionamento. As integrações LPR tornam possível o acesso ao estacionamento sem controles remotos ou etiquetas de rádio e podem até mesmo automatizar pagamentos de estacionamento.

 

O relatório de estatísticas mundiais da câmera de vigilância por vídeo Eagle Eye Cloud de 2023 compartilhou que a tecnologia LPR está sendo usada em locais fechados e abertos. O controle de acesso é usado em 67% das aplicações, enquanto os outros 33% são câmeras que capturam placas de veículos em fluxo livre — sem ponto de parada fechado.

 

Uma análise feita em 2023 indicou que as câmeras LPR conectadas à nuvem são empregadas em três segmentos:

  • 68% estacionamento
  • 22% operações
  • 10% de segurança

Ao implementar tecnologias de LPR, as propriedades podem criar novos fluxos de receitas. Alguns complexos multifamiliares que usam LPR para gerenciar estacionamento relataram um ROI de até 10 vezes a partir de novas receitas de estacionamento em seis meses. Por outro lado, um gerente de propriedade multifamiliar destacou que o sistema conseguiu identificar invasores e evitar danos caros ao portão, que eles relataram custar aproximadamente US$ 50.000 a US$ 100.000 por ano.

 

A implantação de LPR, especialmente para efeitos de redução da criminalidade, deve ser cuidadosamente considerada e executada. Os HOAs devem equilibrar as preocupações com a privacidade com o desejo de maior segurança.

 

TENDÊNCIA 5 – As empresas valorizam soluções energeticamente eficientes e ambientalmente sustentáveis

 

A sustentabilidade como foco empresarial ganhou impulso nos últimos anos, à medida que organizações de todos os tipos dedicam esforços para garantir que as suas operações maximizam a eficácia com um mínimo de desperdício e outros efeitos negativos no ambiente, tanto local como globalmente.

 

Do ponto de vista empresarial, a sustentabilidade determina que cada iniciativa empresarial se pague a si própria com um mínimo de equipamento descartado, gasto de matéria-prima e de energia. Isto aplica-se tanto à vigilância e outras medidas de segurança como a outras áreas de operações comerciais.

 

No entanto, a sustentabilidade é um desafio face às pressões contínuas que afetam a videovigilância como um aspecto da TI. Atualizar a capacidade de armazenamento no local para dar conta do aumento da resolução e da profundidade de bits do vídeo, ou atualizar o poder de processamento local para efetuar soluções de IA, pode aumentar significativamente o consumo de energia e a rotatividade de hardware de uma organização. Ao mesmo tempo, atualizar câmeras para recursos ou aplicações específicas pode significar substituir (e descartar) quantidades significativas de câmeras ou equipamentos de rede existentes.

 

Um sistema de gerenciamento de vídeo baseado em nuvem pode aumentar significativamente a sustentabilidade de um sistema de videomonitoramento moderno, com capacidade escalonável sob demanda que elimina a necessidade de provisionamento excessivo de equipamentos no local. As soluções em nuvem, por sua natureza, também aproveitam o armazenamento e o processamento eficientes de commodities. Por fim, as soluções em nuvem podem eliminar a necessidade de opções abrangentes de armazenamento no local, ao mesmo tempo em que fornecem backup local adequado de dados recentes.

 

Talvez o ponto mais importante seja que, ao implementar recursos de IA e armazenamento a montante da rede local, a vigilância baseada em nuvem pode estender significativamente o ciclo de vida de câmeras, switches e cabos instalados. Além disso, os sistemas abertos que não exigem câmeras proprietárias permitem que as empresas migrem para um sistema em nuvem usando a infraestrutura existente. Eliminar a necessidade de remover e substituir câmeras em funcionamento é mais eficiente e também econômico.

 

De acordo com a pesquisa, 4/5 líderes empresariais veem a sustentabilidade como uma ajuda para otimizar ou reduzir custos

 

TENDÊNCIA 6 – Benefícios do Custo Total de Propriedade da nuvem 

 

Organizações de todos os tamanhos e tipos estão cada vez mais conscientes do valor dos aplicativos de negócios baseados em nuvem, incluindo armazenamento e infraestrutura de dados, software e plataformas. De acordo com uma pesquisa da McKinsey, a empresa média estima que até 2024 os seus gastos com nuvem representarão 80% do seu orçamento total de hospedagem de TI.

 

 A indústria de segurança também está adotando rapidamente sistemas de vigilância por vídeo baseados em nuvem, e o Custo Total de Propriedade (TCO) é um dos principais fatores para essa iniciativa.

 

Os revendedores de segurança que buscam capitalizar as oportunidades de negócios da segurança baseada em nuvem devem discutir o TCO com todos os clientes e potenciais clientes.

 

O TCO é uma estimativa financeira que ajuda as empresas a avaliar o custo total de um determinado ativo ou solução ao longo de todo o seu ciclo de vida. Quando aplicada a soluções empresariais em nuvem, a análise de TCO vai além dos custos iniciais de compra ou assinatura e inclui vários fatores que contribuem para o gasto geral.

 

Economia típica de TCO – Cloud VS. On Premise

Um sistema de gerenciamento de vídeo em nuvem (VMS), comparado a um sistema DVR ou NVR local tradicional, oferece economias significativas ao comparar todos os custos de propriedade e operação da tecnologia durante uma vida útil média de cinco anos para um sistema. As economias, embora variem de acordo com o tipo de implantação do sistema, podem ser substanciais.

 

A economia desses sistemas pode ser representado da seguinte maneira:

  • Pequenas empresas – 5% a 15%
  • Negócio de varejo multisite – 25% a 40%
  • Grande negócio comercial – 15% a 35%

 As economias de TCO existem mesmo com uma implantação em um único local com um número baixo de câmeras, mas se tornam mais perceptíveis à medida que vários locais são adicionados.

 

Nos VMS em nuvem, as atualizações e upgrades do sistema são entregues de forma automática e contínua. Em comparação, uma atualização do servidor DVR/NVR normalmente é necessária após 2 a 4 anos para:

 

  • Atualizar computadores servidores desatualizados para aumentar a potência do processador e a memória
  • Atender a novos requisitos de software
  • Substituir discos rígidos próximos ao ponto de falha

Mover a infraestrutura de computação e armazenamento de vídeo para a nuvem resulta em economias de escala significativas. Além disso, a confiabilidade e flexibilidade do sistema em nuvem, os recursos avançados de IA e a forte segurança cibernética do sistema superam em muito o que é viável para implantações locais.

 

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Diretor de Conteúdo

Fale com a Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também

NEWSLETTER

NEWSLETTER