Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Projeto amplia cibersegurança de veículos elétricos

A Trend Micro Brasil anunciou parceria com o Consórcio MIH (Grupo Foxconn Technology) para um projeto que amplia cibersegurança de veículos elétricos.

Loading

A Trend Micro Brasil anunciou parceria com o Consórcio MIH (iniciado pelo Grupo Foxconn Technology) para um projeto que amplia cibersegurança de veículos elétricos.

O fruto dessa parceria é o desenvolvimento do EVKit, primeira plataforma de desenvolvedor do mundo com sistema de código aberto, para veículos elétricos (EV- Electric Vehicle)ao qual serão acrescentados  aspectos de segurança digital baseados no conceito Secure by Design. 

A tendência dos veículos elétricos é oferecer experiências de direção inovadoras e personalizadas através de veículos definidos por software, inteligência artificial, big data e conectividade. A colaboração com o consórcio utiliza a experiência da Trend Micro em segurança cibernética de veículos, proporcionando proteção ao ambiente de implementação de software, com dados transmitidos e armazenados com segurança, num ambiente de desenvolvimento conveniente e com o mecanismo de autenticação fornecido no EVKit. 

Para William Wei, CTO do Consórcio MIH, através do conhecimento e experiência da Trend, será possível definir uma estrutura de segurança simples para veículos elétricos, que vai oferecer suporte à detecção de intrusão de rede no veículo, proteção de sistema e defesa contra ameaças da internet.

“A MIH está criando uma plataforma aberta para veículos elétricos definidos por software (SDV). O EVKit consiste em hardware e software cobrindo todo o ciclo de vida de desenvolvimento, teste e implantação EV. Ele também permite a criação de um mercado de EV aberto. A Trend Micro é um dos parceiros mais importantes para nós quando se trata de segurança de veículos. Com o profundo conhecimento e experiência da Trend, vamos definir uma estrutura de segurança simples para veículos elétricos. Essa estrutura vai oferecer suporte à detecção de intrusão de rede no veículo, proteção de sistema e defesa contra ameaças da internet. Nossa parceria terá uma interface unificada para que os participantes da segurança global integrem o ecossistema facilmente e atraiam mais desenvolvedores”, afirma.

 Max Cheng, vice-presidente executivo de Tecnologia e CIO da Trend Micro em Dallas destaca os números positivos desse setor, que deve representar 80% das vendas globais de veículos até 2035, podeendo chegar a US$ 400 bilhões ainda em 2030.

“Quando há oportunidades, provavelmente há ameaças. A segurança cibernética se tornou um dos elementos mais críticos dos carros conectados e o uso de software adicional, como é feito hoje pela indústria automobilística tradicional, já não é o método mais eficaz. A maneira mais eficiente de oferecer segurança cibernética a carros conectados é adotar uma plataforma de desenvolvimento Secure by Design, com mecanismo de proteção de segurança cibernética estruturado na arquitetura do software”.

Eduardo Boni

Eduardo Boni

Jornalista e Diretor de Conteúdo do Portal Security Business

Compartilhe este artigo

Veja também