Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Câmeras corporais e sua utilização em diversos mercados

Câmeras corporais têm sido empregadas em diversas verticiais, com o objetivo de melhorar a segurança em ambientes críticos como Varejo e Hospitais.

As câmeras corporais já estão solidamente estabelecidas nos segmentos de aplicação da lei e segurança, e seus principais usos incluem a dissuasão de conduta desordeira e a captura de evidências em primeira mão para uso em tribunal. Esses benefícios, de acordo com a Axis Communications, também podem ser estendidos de forma útil a outros setores, como Saúde e Varejo.

No entanto, existe falta de conhecimento nas aplicações de câmeras corporais para mercados além da Segurança. Os especialistas da Axis acreditam que isso ocorre porque esses dispositivos são frequentemente associadas à violência e à aplicação da lei policial, e que foram essas noções que impediram a adoção de câmeras corporais em outros segmentos.

Para superar essas barreiras de adoção por novas verticais, a Axis lançou a câmera corporal Axis W110, que, quando comparada com câmeras corporais anteriores, enfatiza a discrição, pois é menor, mais leve e mais fácil de colocar. Este design mais amigável o torna mais adequado tanto para profissionais de Varejo quanto de Saúde.

 

Enfrentando os desafios da indústria

Tal como acontece com muitas indústrias, o Varejo e Saúde são ambientes de trabalho onde uma parte sensível do trabalho envolve lidar com comportamento desordenado, agressivo ou violento. Isto foi investigado pela Organização Mundial da Saúde, que revelou que até 62% dos profissionais de saúde sofreram violência no local de trabalho. Os dados do Bureau of Justice Statistics também indicam que o setor varejistda registra a terceira maior taxa de vitimização por violência no local de trabalho, depois dos responsáveis pela aplicação da lei e dos profissionais de saúde mental.

Os funcionários precisam se sentir seguros e protegidos. Isto não só pode afetar a retenção de pessoal, mas também a saúde mental e a produtividade. Em particular, a retenção de profissionais é um dos maiores desafios que os cuidados de saúde enfrentam atualmente.

Para apoiar a segurança do pessoal, estar equipado com câmaras corporais pode acrescentar um impedimento visível à conduta desordeira, ajudando a difundir as situações antes que estas se agravem. O Instituto Nacional de Justiça também informou que o “efeito civilizador” de uma câmara visível pode impedir a escalada de certas situações e, em vez disso, encorajar o cumprimento por parte dos cidadãos. Esses dispositivos podem criar um ambiente mais seguro, que ajuda na retenção de funcionários e na atração de visitantes.

Nos casos em que, infelizmente, é necessária ação judicial, surge o desafio adicional de contornar as restrições orçamentais. O Axis W110 fornece imagens em primeira mão altamente seguras que podem ajudar a reduzir despesas legais em resposta a reclamações de um paciente ou cliente. Ao agir como um impedimento visível aos maus-tratos dos funcionários e ao documentar evidências, o AXIS W110 protege contra reclamações de seguros e responsabilidades.

 

Projetado para atender às necessidades do trabalhador

A câmera de uso corporal Axis W110 é uma câmera discreta, compacta e leve. Seus ímãs na placa traseira permitem uma montagem fácil e flexível nas roupas. Combinado com seu tamanho reduzido, o dispositivo torna-o perfeito ser usado em uniformes de profissionais de saúde, mesmo quando usam itens adicionais. A nova versão não requer um sensor externo e inclui a bateria dentro da unidade para uma aparência mais discreta. Isto também apoia o segmento de Varejo, eliminando a necessidade de itens adicionais para competir com outras tecnologias nele colocadas, como walkie-talkies.

O design menor do Axis W110 oferece uma bateria de longa duração de até 13 horas, dependendo da configuração da câmera, além de captura confiável de imagens.

Tal como acontece com todas as câmeras corporais Axis, esse modelo faz parte de um sistema baseado na plataforma aberta. Isso permite a integração com um sistema de gerenciamento de vídeo da escolha do cliente. Evidências em primeira mão e não adulteradas fornecidas pela câmera podem ser perfeitamente integradas ao sistema atual para fornecer informações adicionais valiosas para a resolução de disputas e reclamações fraudulentas. Para apoiar ainda mais o fornecimento de informações valiosas, o equipamento vem com qualidade de imagem aprimorada, bem como recursos aprimorados em pouca luz e captura de movimento.

Além disso, a Axis W110 foi projetada para ser altamente segura do ponto de vista cibernético. De acordo com a companhia sueca, a filmagem não pode ser adulterada e não pode ser acessada por qualquer pessoa que não tenha permissão para acessá-la como o usuário. Todas as filmagens de vídeo e áudio não violam os regulamentos da HIPAA e devem ser usadas apenas para capturar situações vulneráveis. Por ser visível, a câmera garante que as pessoas saibam que estão sendo gravadas.

O Axis W110 também mantém a funcionalidade de transmissão ao vivo de todas as câmeras Axis. Quando conectado ao Wifi, o usuário pode ativar uma transmissão ao vivo, fornecendo aos operadores imagens em primeira mão em tempo real.

A filmagem da transmissão ao vivo é salva na nuvem por até 24 horas e os administradores ou operadores podem acessar e processar a filmagem dentro desse período. A transmissão ao vivo também inclui o pré-buffer de até 90 segundos, permitindo ao observador ver por que a transmissão ao vivo foi iniciada.

 

Câmeras corporais: gravação para treinar a equipe

As imagens de alta qualidade da câmera corporal podem ser usadas para documentar a conformidade com protocolos e regulamentos de saúde e segurança. Por exemplo, tanto em hospitais como nos ambientes de Varejo, a câmara pode ser utilizada para monitorizar a conformidade de medicamentos e controlar a contagem de comprimidos. Imagens de vídeo usadas no corpo garantem a correta dispensação de medicamentos, impedindo a canalização ilegal de medicamentos para pessoas a quem não foram prescritos.

Além de revisar cenários da vida real, as câmeras podem ser usadas para fins educacionais e de treinamento. As gravações em primeira mão podem ajudar a identificar áreas a aprimorar e a melhorar as competências através de programas educativos e workshops, especialmente quando os recursos de formação são limitados.

 

Câmeras corporais ganham força em outros mercados

As câmeras corporais podem dar suporte a vários processos de negócios e ajudar a atingir objetivos de segurança, proteção da equipe, conformidade e treinamento.

O modelo Axis W110 é baseado em tecnologia projetada para ganhar escalabilidade de acordo com as necessidades do usuário. No mercado desde outubro de 2023, esta câmera corporal tem ajudado a liderar diversos segmentos de mercado corporativo.

Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Compartilhe este artigo

Veja também