O Grupo Stefanini e a Topaz estão presentes no Febraban Tech 2025, que acontece no Transamérica Expo Center, mostrando um novo conceito de IA.
A proposta é mostrar como a combinação entre inteligência artificial (incluindo a IA Generativa), soluções de open finance, prevenção a fraudes, produtos White Label, atendimento personalizado ao cliente e plataformas digitais está redefinindo o setor bancário globalmente.
Novo conceito de IA
Com o conceito AI-First, as empresas apresentam um portfólio robusto e integrado para apoiar instituições financeiras em suas jornadas de transformação digital, combinando inovação tecnológica, eficiência operacional, segurança e novos modelos de negócios.
“A inteligência artificial não é mais uma promessa futura — ela já está impulsionando ganhos concretos de produtividade, eficiência e personalização no setor financeiro. O Febraban Tech é um espaço essencial para mostrarmos como essa transformação já acontece na prática”, afirma Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini Brasil.
Entre as novidades a Topaz destaca o lançamento de uma nova funcionalidade para a solução SecureJourney, voltada à identificação digital de pessoas para instituições de governo. A empresa expande sua atuação para o segmento de identificação pública, oferecendo uma solução customizável e segura para atender demandas crescentes por privacidade e confiabilidade.
Além disso, ela reforça sua liderança no ecossistema de pagamentos instantâneos, incluindo o suporte às novas funcionalidades do Pix Automático, bem como sua forte presença na América Latina. Recentemente, a Topaz adquiriu 100% da unidade de negócios de pagamento da Valid na Colômbia focada exclusivamente em soluções de pagamentos e transações digitais financeiras.
Essa aquisição marca a entrada da Topaz no mercado de pagamentos instantâneos na América Latina.
“Depois do Brasil, que está na dianteira desse movimento com o sucesso da consolidação do Pix, criado pelo Banco Central, a Colômbia vive um momento de disrupção no mercado financeiro em que os pagamentos instantâneos têm grande potencial para crescer. Estamos fomentando o ecossistema financeiro regional para tornar os serviços bancários digitais mais acessíveis para todos”, afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz.
Saiba o que a IA pelo seu negócio
Durante o evento, o Grupo Stefanini está apresentando sua oferta ampliada de soluções em nuvem híbrida, combinando infraestrutura própria de data centers com cloud pública e on-premises. Essa abordagem flexível permite suportar aplicações críticas de IA com alta performance, segurança de dados e eficiência financeira.
Outro pilar destacado no evento é a capacidade da inteligência artificial generativa de transformar dados em insights acionáveis e personalização em escala, com aplicações práticas em prevenção a fraudes, atendimento digital empático e engajamento do cliente.
O Grupo Stefanini também abordará a combinação de modelagem estatística e agentes de IA especializados em dados para transformar informações técnicas em insights prontos para a tomada de decisão. Essa evolução antecipa tendências e quantifica riscos e oportunidades de forma automatizada e contextualizada ao ambiente empresarial.
Ao incorporar inteligência analítica com foco em negócios, essa abordagem permite que diferentes áreas, antes dependentes exclusivamente de equipes técnicas, conquistem autonomia para interpretar e aplicar o conhecimento gerado. O acesso facilitado a análises precisas e alinhadas aos objetivos estratégicos potencializa a agilidade na tomada de decisão, promovendo maior inovação, governança e vantagem competitiva sustentável.
Cibersegurança em foco
Outro destaque será a apresentação do Cyber Risk Operating Center (CROC), uma solução inovadora que monitora, quantifica e gerencia riscos cibernéticos de forma automática, contínua e em tempo real.
O CROC surge em um cenário de transformação digital acelerada e de aumento significativo das ameaças cibernéticas, destacando-se por sua abordagem constante e proativa. Diferente de soluções tradicionais que se concentram na detecção e resposta após os incidentes, o CROC identifica e quantifica riscos antes que eles se concretizem.