Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Os 5 benefícios do videomonitoramento com Inteligência Artificial

Neste texto, conheça cinco ações indispensáveis para usar Inteligência Artificial e transformar qualquer câmera em um dispositivo de alta precisão.

De acordo com projeção realizada no final de 2022 pela MarketsandMarkets, empresa especializada em pesquisa e consultoria para o mercado B2B, é esperado que o mercado de Inteligência Artificial cresça uma taxa anual de 36,2%, alcançando valor de US$ 407 bilhões em 2027. Dentre a vasta gama de oportunidades desta ferramenta no setor de segurança, destacamos sua importância em sistemas de vigilância de vídeo.

Partindo desse princípio, a especialista Camila Rissi, reconhecida como um dos principais nomes da comunidade de Growth Hacking no Brasil e CEO da  Monuv, plataforma com tecnologia 100% proprietária que tem como objetivo transformar qualquer câmera de segurança em um dispositivo inteligente, listou cinco benefícios do monitoramento de câmeras por meio da IA. Confira. 

 

  • Backup em nuvem/monitoramento de vídeo: A IA pode ser utilizada em câmeras VMS em nuvem e isso permite armazenar dados importantes e melhorar ainda mais a segurança.
  • Monitoramento investigativo/preventivo: Alertas automáticos em tempo real para situações críticas são emitidos, possibilitando uma resposta imediata a eventos como intrusões, incêndios ou outras emergências. Além disso, por meio da tecnologia é possível analisar padrões e identificar comportamentos incomuns, permitindo a detecção rápida de atividades suspeitas ou potencialmente perigosas.
  • Gestão de PDV/Controle de fluxo: Neste caso, a tecnologia auxilia  na gestão de filas e contagem de pessoas. Ou seja, desde a organização até o controle de números de indivíduos. Solução muito utilizada para monitoramento de escolas, por exemplo..
  • Otimização de Recursos: A análise de dados por IA pode otimizar o uso de recursos, como alocar segurança humana de forma mais eficiente, baseando-se em padrões identificados pelos algoritmos de monitoramento.
  • Recuperação de veículos: Com ferramentas como o LPR (do inglês “License Plate Recognition”, Reconhecimento de Placas de Veículos), por exemplo, analítico de inteligência artificial, é possível fazer o monitoramento de veículos dentro e fora das propriedades, sinalizando quando há algo de errado ou suspeito. 
Picture of Eduardo Boni Pontes

Eduardo Boni Pontes

Compartilhe este artigo

Veja também